O Ti Zé Será Mago!...

De: S.S. Potêncio,

O TI ZÉ SERÁ MAGO... OU JÁ O ERA?!...

Morreu o Ti Zé Será Mago, e daí?!...
- um grande escriba, dirão os adeptos do falacioso português auto Dida ta, o jactante orador em busca das luzes e dos holofotes que atraem muitas libélulas mas, também varias moscas e moscardos... daqueles azuis reluzentes que sob repousam na porcaria, no esterco abandonado ao Deus dará, pelas esquinas e calçadas dos muitos sem teto, sem terra, sem pão, sem nada... sem Ná São Balentiiiiiiiiiii moral!!!!
- um grande safardana, dirão os céticos paladinos da estrada de São Tiago – apenas no trecho que passa pelo território Luz & Tano – aonde não importa o que se fala, ou que se escreve, mas... simplesmente importa que o nome esteja no cimo do monte,... e agora ele lá estão no Alto da Colina dos Pés Juntos!
Honestamente esperemos que não o levem muito alto na Torre do Tombo, senão o “camarada” mesmo depois de morto é capaz de nos dar ainda algum trambolhão, que pode deixar manchas de amora madura...
- e... como diz o Fado... mancha de amora madura, só se lavam com manchas de amora verde!
Se nos lembrarmos um pouco da história recente, e nós já escrevemos muito, talvez até demais sobre isso, o prémio maior... o tal do Nó Belo, em sã consciência já nos era devido desde muitas décadas atrás, mas... como o Ti Miguel Torga não alinhou no esquema das então “Forças Divinas Xuxialistas” e se recusou a fazer parte da tramóia orquestrada pelos FDP (leia-se: Filhos Da Pátria) do glorioso golpe de mão, levado a efeito pelos Pupilos do Home do Monóculo em manhã primaveril – uma quinta feira do mês de Abriu-looooooooooo... o gògó em 1974, então os Reais Membros da Academia, esperaram o melhor momento para galardoar o construtor naval de Jangadas de Pedra (sabão)... – entenda-se: sabão é todo aquele que diz que sabe muito, mas nunca diz nada!... e isso nós lemos na obra do Mago que se chamava Zé.
Hoje com o passamento, todo passado fomos rebuscar as nossas memórias e encontramos resquícios de outros Magos, outros fazedores de contos e histórias, muitos de “fique são” mas poucos de Real interessa para a Academia que joga a “bisca” enquanto Sueca...
Que tal falarmos de Ferreira de Castro, de Jorge de Sena, de Jorge Amado, de Mia Couto, de Eduardo Agualusa... ou de Aristides Theodoro, lá de Curiapeba no interior da Bahia!?... afinal todos eles foram ou ainda são “escribas” da língua de todos nós.

A mágica da língua escrita é um dom e por isso o Ti Zé se mudou para terras de Sua Má Jestade o Ti Dom Juan de Bourbon que por sinal, também se escondeu durante muitos anos ali pelas bandas da Marina de Vila Moura, enquanto o Ti Franco lhe franqueava as portas do Palácio em Arranju És!... no mágica tentativa de lhe arranjar quiçás um Nó Belo da “Rey Nadia” administração Ibèrica do floclore Cata lão!?... Fica assim justificado o deslize do Ti Dom Zé Será Mago porque a bom senso ele já o era em vida... um verdadeiro Nó Cego!... passava um texto pela revisão dele, e prontos!... era logo aprovado por causa da economia em acentuar... dizem até que... parece que foi ele o autor da escrita em língua portuguesa compactuada, ou seja: escreve-se tudo de uma estirada só...e lá no final da carta sempre muito extensa para dar aquele sinete (leia-se: sai nete!!!) de escriba altamente auto intelectualizado, sobejamente criticado por Gregos e Transmontanos, e... sobretudo laureado porque ele gostava muito de laurear a pílula, quando não havia ainda “pevides”!

(vale lembrar aqui o dito popular “dourar a pílula” significa fabricar remédios de ruim qualidade mas embrulhar todos em papel dourado... e ele o Ti Zé Será Mago, ele era mestre neste ofício!...que na certa não era aprovado pela Santa Inquisição e por isso ele resolveu desmistificar a zaragata entre o Caim e o Abel, quando nos disse que aquilo tudo não passou de uma briga fraternal dos tempos da formação do carácter humano... como todos sabemos todo o irmão é fraterno... e o Caim do errôneo Dom Kixote de Lanzarote de La Mancha Luz & Tana... ele era U Mano!)

- aatão oh Zé!... já cá chegaste?! (perguntava o San Pedro encostado na coluna do Portal do Céu da Boca)
E voismece tem alguma coisa a ber cum isso...eu já disse La na terra que não gosto nem do Caim e nem do Abel porisso eu exijo dois ladrões profissionais que e para me acompanharem no resto da viagem para o inferno que se cuide porque eu já Ca cheguei sim senhor e voismece se cuide tambem porque eu já deixei La um rascunho para se lançarem as minhas melhores memórias dum convento que os meus patrícios vão mandar construir no mau so leu do panteão nacional... bla bla bla...
Agora fazes o favor de sair da frente porque atras vem gente - olha tens aqui uma saquita cheia de pontos virgulas dois pontos ponto de interregaçao ponto e virgula tils acento circunflexo acento agudo acento grave acento do trema... estão todos aqui no final da carta... voltem aos seus lugares!!!!!

E nisto o antigo revisor da rede acção levantou o punho e berrou... eu era Mago!!!!... agora sou Deus!
...ai, ai!... Este Portugal Abrilesco é cada vez mais Eterno!… e por isso, insistimos; nunca se diga Adeus para sempre!
Silvino Potencio - Emigrante Transmontano. - O Home de Caravelas - Mirandela
Ex Retornado² Angolano, Ex Patriado Voluntário, Ex Combatente, Ex Comungado do IARN… Ex Pulso do Campo de Aulgarveschwitz!
http://osnizcaros.blog.pt + http://zebico.blog.com
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 05/09/2010
Reeditado em 31/07/2017
Código do texto: T2479482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.