POLÍTICA E CRÍTICA NA PULVERIZAÇÃO AÉREA - 10 parágrafos

A fim de fazer uma crítica à crítica política, venho antes, dissertar sobre o equilíbrio de um avião.

Em 1981, quando eu fazia um curso de piloto de aeronaves, vivi diversas emoções nas horas de treinamentos aéreos.

Elas se davam em determinados momentos, quando as manobras demandavam curvas mais fechadas, ascensões rápidas e equilíbrios nos espaços rarefeitos .

O instrutor que me acompanhava nas primeiras horas de vôo, me alertava sobre possíveis fatores que um piloto deveria observar. Vale dizer que o pequeno avião de treinamentos do nosso aeroclube era um cesninha C130, mono motor, já de bom uso, fabricado lá pelos anos 72, contudo era bem cuidado e passava por constante manutenção.

Recordo-me que naqueles dias éramos em número de oito alunos, entre eles havia um, morador em Uberlândia, que não obstante residir em tal cidade, estava fazendo o curso em Ribeirão.

Em razão de ser um moço de boa convivência, fizemos uma sólida amizade, o que nos deu condições de voarmos juntos, a título de complementar nossas horas de vôo para que futuramente viéssemos a conseguir algum emprego na profissão de aviador.

Nosso instrutor nos alertava veementemente sobre os ângulos de inclinação. Aerofólios e aletas eram as partes móveis do avião, que sob nossos comandos deveriam proporcionar todos os movimentos equilibrados do corpo da aeronave, mormente nos vôos descendentes. Estávamos recebendo treinamentos para possíveis empregos em pulverização de canaviais, e para tanto deveríamos ter profundo conhecimento em vôos rasantes.

Para um leigo no assunto é impossível acreditar, que é mais fácil pilotar instrumentalmente um grande avião do que manualmente uma máquina aérea de pulverização. Mas é uma realidade. O ângulo de riscos é um fator que ocorre constantemente, haja vista a presença de barrancos na rarefação do ar em alturas entre dez a cinquenta metros do solo. O fato é que, para que não haja perda da inseticida pulverizada ela tem que ser liberada roçando as folhas, o que ocorre aproximadamente a cinco metros do solo. Um piloto imbecil tende a cometer o erro de não nivelar a nave em tempo oportuno, sob a ocorrência inesperada de um buraco rarefeito

na atmosfera.

Bem, nas críticas contra a política atual e contra o governo, também ocorre atualmente um fator quase semelhante! figurativamente está havendo tolices e imbecilidades. As inseticidas estão sendo despejadas via Internet, sem um mínimo de conhecimento angular. De um lado a mídia grosseiramente maldiz o governo, por outro lado, os mesmos que maldizem, também não sabem manobrar a nave, despejando contundentes críticas contra o estado atual de coisas, que todo mundo sabe: em nossa nação tem sido bem aceitas. Ora, vamos pilotar a nave com cuidado! De repente vamos jogar muito veneno, ou deixar o canavial ser tragado pelas lagartas, ou até mesmo mergulhar a nave em meio ao canavial. Precisamos de um consenso geral. Equilíbrio e inteligência são os fatores preponderantes para uma lavoura bem pulverizada.

Sejamos eleitores, porém como pilotos inteligentes, treinados, e ligados na boa convivência para o progresso da nação. E tratemos o presidente da atualidade com o respeito que ele merece, seja o de agora ou o dos futuros dias; afinal votamos, escolhemos e o resultado tem sido o que vemos, até aceitável, não é verdade?