Uma doença que custa caro

O câncro, mais conhecido como câncer, é uma doença que cresce assustadoramente e que mata centenas de milhares de pessoas por ano.

Ela consiste em um tumor que se alastra rapidamente na área afetada destruindo tecidos do corpo humano, sendo que provoca mortes principalmente em países subdesenvollvidos, pela falta de infra-estrutura na saúde.

O câncer é uma doença que na maioria das vezes chega silenciosamente e que precisa ser tratada rapidamente, antes que se desenvolva. Porém, grande parte dos países em desenvolvimento têm dificuldade de diminuir o número de casos, pois requer um grande investimento na área de saúde e em pesquisas. Além disso, boa parte da população desses países não possui uma educação de qualidade e tampouco conhecimento sobre esse tema, tendo como consequência a descoberta da doença tardiamente e acarretando a esse elevado número de mortes.

De acordo com os dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o câncer mata cerca de 665 pessoas por hora nos países pobres, três vezes mais que nos países ricos, representando cerca de 70% das mortes por câncer.

As autoridades políticas devem se preocupar com essa doença, pois os seus danos à comunidade mundial está se igualando ao número de mortes de uma guerra, porém uma maior divulgação e desenvolvimento científico podem ser armas eficazes para combatê-la.