Visão sobre manifestação "Solte os Urubus" 29° Bienal

E todo aquele tumulto de “solte os urubus” da obra “Bandeira Branca”, do artista Nuno Ramos, na 29ª Bienal de Artes, me fez pensar em algumas coisas. Pra começar que não pude, infelizmente, ver a obra inteira, já que quando vi ela já estava sem os dois urubus na qual ativistas protestaram em libertar. Gostaria mesmo de poder ter visto a obra completa. Mas afinal, será que aquelas pessoas sabiam do que estavam protestando? Sem nem antes ler noticias da onde vieram os urubus, e ler também que eles foram adaptados para a exposição, já me passava pela cabeça coisas óbvias, como por exemplo: Os urubus não estavam sendo mal cuidados. Tinham comida e eram bem tratados. A única diferença, é que em vez de estarem presos pelo IBAMA, estavam presos numa exposição. O que acontece que as pessoas adoram causar, sem saber a verdadeira origem de tudo. Tiraram os urubus da obra, mas alguém sabe pra onde levaram eles? Nunca iriam pegar urubus selvagens e prender lá. O que nos leva a pensar que os urubus já são cuidados dentro de gaiolas e acostumados a isso. Soltem uma ave já domesticada no meio da mata pra ver se ela sobrevive, claro que não. A única diferença é que tiraram os urubus da exposição e prenderam em outro lugar.

Pode até entrar uma questão de “qual o direito do autor da obra em pegar dois bichos e prende-los?” Mas antes de entrar essa questão, então ninguém mais teria bichos de estimação, peixinhos em aquários e passarinhos em gaiola. Por que, afinal, onde está o nosso direito de ter um animal pra gente? E vou mais fundo: Ninguém pergunta se o cãozinho quer ou não ficar fazendo apresentações com bolas, ou dancinhas ensinadas por adestradores nos programas de televisão.

Fico pensando que se as pessoas fizessem protestos como este, que aconteceu em relação ao urubu, quando algum escândalo de corrupção acontecesse, ou que quando os políticos resolvem que agora cada pessoa se aposenta com 150 anos de idade, talvez aí as coisas bizarras que acontecem no nosso país de fato, não aconteceria. Mas em vez disso, em vez da população manifestar, quebrar tudo, lutar e reclamar porque os políticos votam pra aumentar o salário deles, e diminuir os nossos, as pessoas protestam sobre urubus. E não é uma questão de eu não me importar com animais ou não ficar horrorizada com maus tratos. É uma questão de bom senso.

Carolina Hanke
Enviado por Carolina Hanke em 20/10/2010
Reeditado em 27/10/2010
Código do texto: T2568118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.