Aos mineiros que torcem para o São Paulo

Essa é para você, natural de Minas Gerais, torcedor do São Paulo e às vezes criticado por não ter adotado um time mineiro para torcer: José Porfírio da Paz (1903-1983) nascido em Araxá-MG é o autor do Hino do São Paulo F. C.

Apesar da carreira política de prestígio em São Paulo ( vice-prefeito da Capital e vice-governador do Estado entre os anos 50 e 60) foi despejado de sua casa por falta de pagamento. Seu dinheiro ia para o clube. Ele nunca abandonou o projeto de se construir em São Paulo o maior estádio particular do mundo. Na época da construção, a região era quase desabitada. Nesses tempos, uma charge de um grande jornal, mostrou um estádio entre lamaçais e sapos, sob os dizeres “estádio do São Paulo em 1980”. Laudo Natel, velho dirigente, ainda guarda a charge.

O São Paulo adquiriu a área da construção em 1952. O primeiro jogo aconteceu em 1960, e a inauguração oficial e total só aconteceu em 1970. Ainda hoje representa o maior projeto original para a construção de um estádio particular (120 mil pessoas). Perdeu em 1981, o posto de maior estádio particular do mundo para o Camp Nou (do Barcelona) reformado para a Copa de 1982, mas ainda é o maior estádio particular do Brasil. Detém até hoje, o recorde mundial de público de um estádio particular (138 mil pessoas na final do Campeonato Paulista de 1977).

Vale lembrar aqui a obra-prima do Capitão José Porfírio da Paz.

HINO DO SÃO PAULO F.C.

SALVE O TRICOLOR PAULISTA

AMADO CLUBE BRASILEIRO

« TU ÉS FORTE TU ÉS GRANDE

BIS

DENTRE OS GRANDES ÉS O PRIMEIRO”

Ó TRICOLOR, CLUBE BEM AMADO

AS TUAS GLÓRIAS VEM DO PASSADO

SÃO TEUS GUIAS BRASILEIROS

QUE TE AMAM ETERNAMENTE

DE SÃO PAULO TENS O NOME

QUE OSTENTAS DIGNAMENTE

Ó TRICOLOR, CLUBE BEM AMADO

AS TUAS GLÓRIAS VEM DO PASSADO

Márcio Gualberto
Enviado por Márcio Gualberto em 02/11/2010
Código do texto: T2592639