SAIU NA LIVRARIA DA FOLHA [SP]

(Resenha saída na LIVRARIA DA FOLHA (do jornal FOLHA DE SÃO PAULO), com capa e tudo. Quem desejar ver em cores, por favor, entre no Google)

Comunicar errosComunicar erros

Enviar por e-mailEnviar por e-mail

ImprimirImprimir

21/11/2010 - 18h17

"Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa" reúne gírias luso-brasileiras

da Livraria da Folha

Divulgação

Gírias, modismos e curiosidades sobre o que falamos ou pensamos falar diariamente

Gírias, modismos e curiosidades sobre o que falamos ou pensamos falar diariamente

Imagine um dicionário onde se possa localizar frases verbais que ouvimos diariamente pelas ruas, com seu significado explicado e detalhado. Ele existe e é mais um "expressionário" do que um compêndio, como o próprio autor o classifica.

O "Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa" (WMF Martins Fontes, 2010), de João Gomes da Silveira, agrupa --em volume único-- gírias e outros modismos luso-brasileiros da língua portuguesa. Língua essa que se reinventa dia após dia, fala após fala.

Para tanto, em 980 páginas, encontramos os mais variados significados para expressões como "cair nas garras de", "pagar gato por lebre", "tirar leite da pedra", entre outras.

Gomes da Silveira "faz escola" com o volume. Semelhante à uma hiperoficina oral, folheamos as páginas do volume em busca dos bastidores das frases que falamos com frequência.

As informações contidas na obra foram colhidas a partir de dicionaristas, filólogos, estudiosos do folclore e dos meios de comunicação, além da observação direta e das muitas citações às literaturas brasileira e portuguesa.

O autor, como ele próprio reconhece, não esconde o chulo. Pelo contrário, cita e o registra em sua obra. A linguagem popular instala-se em cada metro quadrado de verbete curioso.

O volume apresenta expressões verbais de conteúdo idiomático, decodifica semanticamente as frases e as associa à linguagem coloquial, circunscreve os termos nacional e/ou regionalmente e os subsidia com informações e/ou exemplos.

Veja abaixo cinco frases verbais escolhidas pela redação da Livraria da Folha.

*

1. Entrar em parafuso 1. Ficar momentaneamente desorientado, desatinado; descontrolar-se. 2. Enlouquecer.

2. Não dar um boi para entrar numa briga, mas dar uma boiada para não sair Declaração de pessoa inimiga de brigas, mas que, uma vez nelas, não desiste: "Clóvis é aquele tipo que dá um boi pra não entrar numa briga e uma manada de búfalos pra dela não sair" (Alan Neto, "O Povo", cad. Esportes, 8/3/01, p. 20).

3. Negar fogo Bras. 1. Não deflagrar a arma; falhar a arma de fogo na ocasião precisa. 2. Diz-se quando um homem não consegue efetuar o ato sexual; falhar sexualmente; estar impotente; desinteressar-se, o homem ou a mulher, por uma conquista amorosa; esquivar-se; brochar: "- Que está havendo com você? Depois de tanta provocação, nega fogo?" (José Sarney, "Saraminda", p. 45); 3. Não realizar a função que lhe é peculiar; deixar de funcionar.

4. Sacudir a poeira 1. Espancar, quase sempre ligeiramente. 2. Livrar-se de algo: "Vou sacudir a poeira, jogar a carga no mar pra me sentir livre, leve e solto".

5. Tirar com a mão Bras., RS. Expr. Que se usa para descrever o feito imediato e quase milagroso de um remédio: "Tomei aquele negócio e foi o mesmo que tirar (a dor) com a mão".

*

"Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa"

Autor: João Gomes da Silveira

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 956

Quanto: R$ 83,30 (preço promocional, por tempo limitado)

Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

[FONTE: www1.folha.uol.com.br/.../832117-dicionario-de-expressoes-p...]

Fort., 24/11/2010.

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 24/11/2010
Reeditado em 24/11/2010
Código do texto: T2634213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.