UMBANDA II

E X U

A palavra “ EXU” significa , “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim.

EXU é o principio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. EXÚ é a célula máster da gestação da vida, o que gera o infinito, infinita vezes.

É considerado o primeiro, o primogênito, responsável e grande mestre a a força natural viva que fomenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir.

Exú, está presente ,mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. É a capacidade dinâmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos que carregam, em seu plexo, o elemento dinâmico denominado Exú.

É aquilo que no Candomblé chamamos de Bára, ou seja “no corpo” preso a ele. É o que nos dá capacidade de agir, andar, refletir, idealizar. Sem o elemento Bára, a vida sadia é impossível.

Sem ele, o homem seria excepcional, retardado, impossível de coordenar e determinar suas próprias atitudes e caminhos da vida, Realmente,

Exú está presente em tudo e damos como exemplo inicial a concepção da geração da vida. O membro ereto do macho tem a presença de Exú.- Aliás, em terras da Africa, o membro rijo, é o símbolo da vida, o símbolo de Exú.-A penetração na fêmea, tem a regência de Exú. A ejaculação é coordenada por Exú, o percurso do espermatozoide dentro da fêmea, é regido por Exú.

Também na fecundação do óvulo, Exú está presente. E quando a primeira célula da vida está formada, a presença de Exu se faz necessária. Já na multiplicação da célula, a regência passa por Oxum, que vai reger o féto até o nascimento.

Exú está presente no fogo, no calor, na quentura. Presente se faz nos lugares poucos arejados, nos lugares onde existem multidões, nos ambientes fechados e cheios. Exú está na alteração dos ânimos, nas discussões, nas divergências, no nervosismo.

Está presente no medo, no pavor, na falta de controle do ser humano. Também está perto na gargalhada, no riso farto, na alegria incontida. Para nós, Brasileiros, amantes do futebol, Exú está presente no grito de “gol”, que soltamos de forma feliz e nervosa.

É o desprendimento do nervosismo contido no peito. Exú é a velocidade , a rapidez do deslocamento. É a bagunça generalizada e o silencio completo.

Diz-se que Exú é a contradição, é o sim e o não, é o ser e o não ser. Exú é a confusão das idéias que temos. É a invenção, a descoberta.

Exú é o namoro, é o desejo, é o sentimento de paixão desenfreadas e é também o desprezo. Exú é a voz, o grito, a comunicação. é a indignação e a resignação. É a confusão dos conceitos básicos. Aquele que ludibria, engana, e confunde; mas também ajuda, dá caminhos, soluciona.

É aquele que traz dor e a felicidade. Para se ter noção do comportamento e da regência paradoxal de Exú, cito um de seus Orikis(versos sarados),que diz;

“Exú matou um pássaro ontem, com uma pedra que jogou hoje”.

Assim pode-se ter uma ideia de quem Exú é, como é, e como rege as coisas. Ele esta presente em tudo...em nada.

Exú esta presente no consumo de substancias tóxicas, no álcool, na droga, no fumo. Ele é o sólido, o liquido e o gasoso. Está nas conversas de esquinas, nos bares, nos restaurantes, de praças. Está na aceitação ou recusa de qualquer coisa.

Está presente também nas refeições, pois ele é quem rege o ato de mastigar e engulir. A gula é atributo de Exú. Está no coito, no prazer sexual, na preguiça; mas também está presente na disposição, na energia, sem querer com isso carregar peso, pois Exú não gosta de carregar peso.

Outro Oriki fala claramente sobre esta particularidade:

“Xonxô obé,odara kolori erú”

“ a lamina (sobre a cabeça) é afiada; ele não tem cabeça para carregar fardos”

Exú é tudo isso e mais. Fogo é o seu elemento, mas a Terra e o Ar são bem conhecidos de Exú. É a presença constante !

Mitologia

Exú é filho de Iemanjá e irmão de Ogum e Oxóssi. Dos três,é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre. É aquele que inventa histórias, cria casos, e o que tentou violar a própria mãe.

Numa de suas muitas histórias, podemos entender exatamente sua capacidade inventiva, sua conduta maquiavélica e sua maneira prática de resolver seus assuntos e saciar seus desejos. Conta-se que dois grandes amigos tinham, cada um deles, um pedaço de terra, dividido por uma cerca. Diariamente os dois iam trabalhar, capinando e revirando a terra pra plantio. Exú, interessado nas terras, fez a proposta para adquiri-las, o que foi negado pelos agricultores. Aborrecido, mas determinado a possuir aqueles dois terrenos, Exú procurou gir. Colocou na cerca um boné, de um lado branco, de outro, vermelho. Naquela manhã, os amigos lavradores chegaram cedo para trabalhar a terra e viram o boné na cerca...um via o lado branco e o outro, o vermelho. E dado momento um dos amigos perguntou :- O que o boné branco faz em minha cerca? Ao que o outro amigo retrucou:- Branco? Mas o boné é vermelho !

Não, não amigo, o boné é branco, como algodão!

Não, não mesmo, é vermelho como sangue!

Não sei como você pode ver vermelho, se é branco, está louco?

Não, o louco é você, que ve branco, se a coisa é vermelha!

Bem, daí desencadeou-se a maior discussão, até chegarem à luta corporal. E com as mesmas ferramentas de trabalho, mataram-se. Exú, que de longe assistia a tudo, esperando o desfecho já imaginado por ele, aproximou-se e assumiu a posse das terras, mas sem antes fazer um comentário, bem ao seu estilo: Mas que gente confusa, que não consegue solucionar problema tão simples...!Esse é o tipo de Exú! Não quero passar a impressão de que se trata de uma coisa ruim, má,mas Exú é o nosso próprio interior, é a nossa intimidade, o nosso poder de ser bom ou mau, de acordo com nossa própria vontade.

Exú é o ponto mais obscuro do ser humano e é, ao mesmo tempo, aquilo que existe de mais óbvio e claro.

Assim é Exú, Senhor dos caminhos, pai da verdade, O Deus da contradição, do calor, das estradas, do princípio ativo da vida. O méstre de tudo...e nada !

DIA : Segundas feiras

DATA: Não existe especificamente, pois todos os dias são de Exú.

METAL: Não tem, sua matéria é a terra, pois nasceu da terra em forma de pênis

COR : Preto e Vermelho

PARTES DO CORPO : Sensações de sede e fome,cavidade do Ori(cabeça),cavidade do Útero, atividade sexual( não da atividade procriadora, da fecundação, pois é o resultado, o descendente) placenta fecundada, os pés,(bola dos pés)uma parte do fígado(a outra parte é de Oya).

COMIDA : Sangue de Bode, galos, galinhas, farofa de azeite de dendê, carnes mal passadas, pimenta e bebidas alcoolicas.

ARQUÉTIPOS :Magros, altos, sorridentes, extrovertidos demais, alegres, ambiciosos, com fé na vida, esperançosos para melhorar, positivo.

SÍMBOLOS : Ogo (Bastão cheio de tranças de palha numa ponta com cabaças dependuradas, onde ele traz suas bebidas.

BRASIL / EXÚ

Exú recebe vários nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades:

Odara, Akesan, Lalu, Ijelu, Ibarabo, Yangi, Baraketu,(guardião das porteiras),Lonan(Guardião dos Caminhos),Ian (reverenciado na cerimonia do padê)

Não deve ser confundido com a entidade Exú de Umbanda.

Suas cores são o vermelho e o preto, seu símbolo é o egó(Bastão com cabaças que representam o falo)sacrifica-se-lhe o bode,cabrito, galo, galinha d’angola e o pato. Ofereçe-se-lhe farofa com dendê, acaçá, akará, obi, feijão, inhame, água, aguardente.

Sua saudação é “ Laroyê-Exú “, que significa o bem falante e comunicador.

Julio Piovesan