O que há é Preconceito

O Brasil é constituído por várias etnias que enriquece e singulariza nossa sociedade. No entanto há um pequeno grupo de pessoas que se dizem esclarecidas e dotadas de “cultura” que afirmam que a maioria dos brasileiros falam errado; isso não é verídico, o que há por parte dessa minoria é preconceito linguístico.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa reconhece que em nosso país há variantes linguísticas que devem ser respeitadas, algo que não acontece na prática; cada vez mais se tenta padronizar o indivíduo impondo a forma na qual se deve falar, sob pena de deboche e sátiras.

Há um discurso vigente que o brasileiro não tem memória, entretanto a cada dia somos vítimas de um corporativismo que além de ditar o que vestimos e comemos tenta incutir em nossas mentes sua forma padrão de falar; aniquilando nossas raízes socioculturais.

A escola que “prega” a pluralidade cultural, o respeito às diferenças é a instituição que difunde com maior eficácia tal preconceito; bombardeando os educandos cotidianamente com a idéia de que eles devem se expressar de “maneira adequada”, tornando-os vítimas de violência simbólica.

No entanto, faz-se necessário que nos libertemos de tal preconceito e que se respeite o modo de falar de cada pessoa, caso contrário estaremos rejeitando também sua cultura e nos prestando à submissão e aos interesses alheios.

Luciana Sanches
Enviado por Luciana Sanches em 24/12/2010
Código do texto: T2689808
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.