O que é preconceito afinal?

Recebi alguns e-mails com mensagens da nova lei lançada pelo governo federal no ano passado sobre a campanha contra a homofobia nas escolas, confesso que até o momento não havia me atentado muito para o assunto nem ao menos vi, ouvi ou li algo a respeito, mas hoje refleti sobre isso.

Não sou preconceituosa, tenho minhas convicções, mas não fico apontando ninguém na rua, moramos num País livre e as pessoas fazem o que querem de suas vidas, mas colocar isso nas escolas primárias é um disparato. Não podemos discutir religião nas escolas porque vamos contra as várias religiões e podemos influenciar ou distorcer a cultura, valor e moral das crianças, mas podemos falar sobre homofobia? Isso não altera a cultura, moral e valor das crianças? Acredito que se os homossexuais se sentem marginalizados pela homofobia de algumas pessoas, têm de fazer isso com os adultos e não com as crianças. Afinal os filhos só colocam pra fora o que vêem dentro de casa. Não é a escola mesmo que diz que a responsabilidade de educação é dos pais e de ensinar é da escola? Pois bem, homofobia faz parte da ética e respeito ao próximo, e isso faz parte da EDUCAÇÃO e não do ENSINO.

A falta de respeito está em vários segmentos, e isso é consciência de cada um, mas se vamos criar e aceitar a lei contra a homofobia, por favor, estendamos o assunto, faremos um kit contra o preconceito racial, depois outro com o preconceito físico e estético, contra o preconceito de seguir diferentes credos e mais uma infinidade de obstáculos e preconceitos que enfrentamos no nosso dia a dia.

Sejamos realistas e coerentes, a minha liberdade termina quando começa a sua, e isso é uma postura de vida, não se ensina na escola primária e sim na escola da vida, do que aprendemos em casa.

A homofobia não é uma doença, é um preconceito como todos os outros e temos que tratá-lo com a mesma seriedade que tratamos os outros, porém os outros não são ensinados nas escolas e não são leis federais, isso não é também um preconceito?

Rafaela Scicchitano
Enviado por Rafaela Scicchitano em 07/01/2011
Código do texto: T2715283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.