Consciência e Liberdade

Atualmente, vivemos em um mundo extremamente diferente de anos atrás. Tempos em que nossos avós e pais não tinham os mesmos direitos e oportunidades, encontradas facilmente pelos jovens de hoje.

A liberdade deve ser exercida de maneira consciente. Todos temos plena liberdade para executar qualquer ação, a qualquer hora, mas devemos saber que dependendo de nossas atitudes podemos ser profundamente prejudicados, e trazer para si um castigo amplamente doloroso: o arrependimento.

Uma pessoa qualquer pode usar substâncias químicas se almejar, mas deve saber que está agredindo unicamente a si própria, utilizando sua liberdade desta maneira. Ou seja, podemos buscar o prazer de todas as formas, contudo ter a noção de que estamos afetando apenas nossa vida, e não invadindo a de outro.

É muito comum entre os adolescentes a vontade de ser livre. Muitos não têm toda esta liberdade desejada, pois sofrem repressões do sistema e dos próprios pais, que muitas vezes não compreendem este desenfreado desejo de seus filhos.

Quando se entra na puberdade, passamos por inúmeras transformações, e é difícil largar as brincadeiras que nos acompanham desde pequenos. E ir em busca do novo, pode fazer com que o fruto recue e sinta medo de amadurecer.

Nem sempre proibir é a solução, pelo contrário, com a proibição podemos aguçar ainda mais a curiosidade humana, provocando seus instintos e aumentando a vontade de voar livremente até árvores belas, com bons frutos, ou cair sobre um jardim de flores murchas e laranjas podres. Conhecer o certo e o errado, é essencial para a vida e se não for assim, nunca saberemos os nossos limites.

Isa Lemes
Enviado por Isa Lemes em 19/02/2011
Código do texto: T2802655