Violência na escola

Para que tanta agressividade? Será que não há mais bom senso, respeito ou consideração pelo próximo? A resposta, talvez nunca venhamos a saber. A sociedade moderna se comporta de uma maneira muito superficial no quesito sociabilização. Os jovens crescem muito rapidamente, rápido demais até e perdem todos aqueles detalhes que fazem do ser humano o ser mais racional na face da terra.

Uma boa explicação para o que está acontecendo ao nosso redor seria dizer que a educação está em decadência. Não me refiro às escolas físicas, aos professores pouco preparados ou ao pouco investimento que é feito nessa área, mas à falta de comprometimento das pessoas em aprender um pouco daquela educação que nossos pais costumavam nos passar. Nossa sociedade precisa voltar no tempo e resgatar parte dessa educação perdida.

Não se sabe mais quem está no comando, quem deverá ser respeitado, quem é responsável pela ordem. Uma sociedade que vive num caos, não consegue crescer, se desenvolver, progredir. Precisamos acordar para os problemas que nos assolam, talvez não pessoalmente, não neste dia, mas problemas que de um modo geral nos afetam radicalmente.

Privar nossos jovens de algumas regalias, não é puni-los, castigá-los por terem ou não feito alguma coisa errada, mas sim, ensiná-los a obedecer, a respeitar a opinião dos pais, dos avós. Mostrar que a obediência, não é dizer sempre sim, mas saber reivindicar seus direitos de maneira saudável e apropriada é uma tarefa gigantesca. Não podemos impor nossas regras, mas podemos informá-las. Podemos mostrar que no fundo, as regras foram criadas para manter o padrão de vida das pessoas, o respeito, a segurança, a privacidade. Direitos esses que todos têm, mas que por vezes são esquecidos.

Fazer tudo isso sem interferir na vida alheia tornou-se um desafio incalculável. O mundo estará superlotado? Não. As pessoas perderam qualquer receio que lhes restava e partiram para o ataque. Vence aquele que sair por cima e vale tudo para chegar lá. Até mesmo punir inocentes, para conseguir seus quinze minutos de fama.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 16/04/2011
Código do texto: T2911840
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.