Vestibular com cotas ou sem cotas???

Como em toda situação, há os seus benefícios e malefícios, com o vestibular não poderia ser diferente.

As cotas para alguns tornaram-se motivo de alívio. Pois a cada dia que passa o ensino torna-se mais precário, o que impossibilita um aluno vindo de uma instituição pública concorrer em busca da mesma vaga, com alunos de instituições privadas.

Por outro lado, sem esse sistema, apenas uma minoria seria privilegiada, ou seja, estudantes da rede privada. Sabemos que a grande maioria da população não tem condições financeiras suficientes para gastos com a educação, o que é lamentável, porém, realidade.

Sendo assim, com a retirada do Sistema de Cotas, apenas os alunos da rede privada, teriam a oportunidade de ingressar em uma universidade e tornar-se alguém na vida.

Além do mais, onde se aplica a igualdade dos direitos humanos, já que a maioria das pessoas pobres são vítimas da ignorância, sem acesso à educação e impossibilitadas de romper com os limites intelectuais a que estão submetidos?

Desse modo, faz-se necessário sim o Sistema de Cotas, já que não há uma devida preparação de uma das partes envolvidas, tornando-a frágil e sem condições alguma de entrar em uma disputa por vaga.

Nikatlove
Enviado por Nikatlove em 23/04/2011
Reeditado em 23/04/2011
Código do texto: T2926467
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.