QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?

Esse é o meu resumo do livro de Spencer Johnson: "Quem mexeu no meu Queijo".

=D

RESUMO

A História conta a saga de quatro personagens, sendo eles dois ratinhos (Sniff e Scurry) e dois homens de estatura semelhante aos ratinhos (Haw e Hem).

Cada personagem tinha uma personalidade diferente, entretanto, todos viviam em um mesmo ambiente, sendo esse, um labirinto, cuja única forma de sobrevivência era consumir queijo de vários tipos.

Todos tinham como base de sobrevivência a procura do queijo diariamente, sem rotinas ou garantias.

Era apenas levantar-se de manhã e ir atrás do queijo que lhes daria a vida e a dádiva da sobrevivência diária, em outras palavras, eles teriam que buscar a sua alimentação diariamente.

Sucedeu-se que em uma de suas procuras diárias, tanto os ratinhos quanto os humanos acharam uma fonte de queijo imensa.

Inacreditavelmente grande, que lhes daria estabilidade e talvez uma esperança de nunca mais precisar levantar de manhã para ir atrás de mais, pois tudo que precisavam estaria ali.

Com o tempo, o Posto C (local onde foi encontrado o queijo) foi esvaziando, pois como o queijo é um alimento perecível, ele foi estragando. Outra parte do queijo era apenas consumida, e como o queijo não é um alimento de origem vegetal, não teria como “plantar” o queijo para que se produzisse cada vez mais e nunca mais faltasse.

Vendo que a falta de queijo já estava aparecendo e que a miséria estaria chegando cada vez mais perto de suas realidades, os ratinhos Sniff e Scurry resolvem abandonar o queijo que encontraram com o objetivo de achar uma nova fonte de queijo.

Entretanto, Haw e Hem continuavam com sua rotina. Eles consumiam o queijo achando que nunca mais iria faltar.

Até que um dia eles deram conta de que o queijo estaria acabando mais rápido do que se esperava.

Com menos queijo do que se imaginava, eles não acreditavam no que viam. Assim deu-se o título do livro. A questão que até hoje não foi respondida. Uma incógnita que confunde a base da sociedade desde os tempos em que este clássico da literatura foi escrito: “Quem mexeu no meu Queijo?”

Com esta situação, Haw investia seu tempo em tentar descobrir quem mexeu em todo aquele queijo que outrora havia em abundância.

Já Hem, depois de muito refletir e achar uma causa, motivo, razão ou circunstância de tudo aquilo acontecer, resolveu seguir os atos dos ratinhos e sair em procura de mais queijo.

Enquanto Hem, que tentou convencer seu amigo Haw em acompanhá-lo, mas sem sucesso, procurava mais queijo, passando por dificuldades e por muita fome, percebeu que havia perdido muito tempo e prática quando estava acomodado em seu posto de queijo abundante.

Hem teve que aprender o que desde os tempos mais primórdios o homem aprendeu: a sobrevivência independente de seu gosto pessoal.

Ele via e sentia isso toda vez que era obrigado a provar outros tipos de queijo pelos quais não conhecia, e se conhecia, não gostava.

Com o tempo e após aprender muitas lições de vida, Hem encontrou os seus coleguinhas ratinhos, e não era só isso, acabou de encontrar uma fonte imensamente superior a que havia descoberto com seu amigo Haw.

O importante não foi só o queijo que ele encontrou, e sim, as lições que aprendeu pelo árduo caminho.

Este livro é pode ser usado em muitas bases da vida.

Podemos ser como Hem, que aprendeu com a vida e com seus erros e no final descobriu uma grande fonte de vitórias, ou podemos ser como Haw e insistir na tentativa de descobrir “Quem mexeu no meu Queijo”.

=D

Marcelo Cruz Dantas
Enviado por Marcelo Cruz Dantas em 28/04/2011
Código do texto: T2936847
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.