A verdade

A VERDADE

( feito por José Generoso de Oliveira em Outubro de 2003 )

ÌNDICE

1.O que é a verdade ?

2.Conclusões sobre a verdade

3.Respostas para essas grandes dúvidas

4.Características da verdade

5.Como seria a Verdade de Deus ?

6.Jesus Cristo é a Verdade de Deus

7.O que a Bíblia e Jesus Cristo dizem sobre a Verdade de Deus

A VERDADE

( feito por José Generoso de Oliveira em Outubro de 2003 )

1. O que é a verdade ?

•Esta é uma pergunta difícil de responder.

Porque cada um pensa que tem a resposta adequada.

E, assim pensando, já está fechando a sua mente para a procura do real significado da palavra “verdade”.

•Muitos até chegam a dizer que “cada um tem a sua verdade”.

•Será que podemos considerar essa afirmação como consistente?

•Será que cada um pode ter a sua verdade particular?

•Ou será que a verdade é absoluta, ou seja, que ela é porque é, e independe de minha consideração ou da consideração de qualquer pessoa do mundo?

•Vocês se lembram da passagem do Evangelho de João(Jo18, 37-38 ), que é assim :

- Perguntou-lhe, então, Pilatos : “És, portanto, rei ?” .

Respondeu Jesus : “Sim, eu sou rei.

É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo.

Todo o que é da verdade, ouve a minha voz.” Disse-lhe Pilatos : “ Que é a verdade ? ”

•O que podemos entender desta passagem?

•Jesus Cristo nasceu e veio ao mundo para dar testemunho da verdade.

•E esta Verdade é Deus, que é criador do mundo e dos homens, e estes só participarão da Verdade de Deus se ouvirem a voz do Filho de Deus, Jesus Cristo, que está escrita para nós na Bíblia.

•Vejamos outra passagem do Evangelho de João(Jo 14,5-7) :

-Disse-lhe Tomé : “Senhor, não sabemos para onde vais.

Como podemos conhecer o caminho?” Jesus lhe respondeu :

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Se Me conhecêsseis, também certamente conheceríeis Meu Pai ; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.”

•Esta passagem também é muito esclarecedora.

•O próprio Jesus Cristo nos diz claramente, sem nenhum resto de dúvida de que Ele é a Verdade.

•E esta Verdade, Jesus Cristo, é o único caminho para se chegar à Verdade Absoluta, que é o próprio Deus.

•Diz que quem vê a Ele, a Verdade, está vendo o Pai, também Verdade Absoluta.

2.Conclusões sobre a verdade

•Primeira grande conclusão : só encontraremos a verdade se encontrarmos o próprio Deus.

•Segunda grande conclusão : só seremos verdadeiros se fizermos as obras como o próprio Jesus as fazia, ou seja, devemos fazer tudo de maneira cristã, de maneira justa e boa.

=> ( Jo 14, 13-17 )

Em verdade, em verdade vos digo : aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores que essas : porque vou para junto do meu Pai.

E tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.

É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece ; mas vós o conheceis, porque permanecerá convosco e estará em vós.

•Não é maravilhoso tudo que nós estamos lendo?

1.Jesus Cristo é a verdade.

2.Ele quer que nós sejamos verdade também.

3.Ele nos indica o caminho.

4.Ele diz que façamos as obras de nossa vida como Ele as faria.

5.Ele nos manda a Força, o Espírito Santo, para realizarmos nossas obras.

6.Podemos fazer obras maiores que Cristo pela fé em Deus.

7.O Espírito Santo estará eternamente conosco.

8.Como condição Ele nos manda observar os Seus mandamentos.

9.O mundo não pode ser verdade : está fechado para ela pelo orgulho.

•Com tudo que foi dito, parece que ficou tudo mais confuso, ao invés de ficar mais claro.

-O que poderia ser a verdade ?

-O próprio Deus ?

- E nós, seríamos o quê ?

- Uma parcela de verdade ? Ou um monte de mentiras ?

3.Respostas para essas grandes dúvidas

•Para responder a todas estas dúvidas, vejamos o que nos diz a Filosofia. Ela nos diz que “ verdade é a perfeita adequação entre a nossa idéia e a coisa real.”

•Nossa idéia é uma coisa abstrata, está no mundo ideal, está em nossa mente; ao passo que a realidade está lá fora, no mundo físico, no mundo real, no mundo tangível, que pode ser percebido pelos nossos sentidos.

•Assim sendo, toda vez que emitimos um juízo, uma comparação entre a nossa idéia e a realidade física, e esta comparação seja adequada, emitimos uma verdade.

•Por exemplo, se eu digo : “ isto é um lápis ” me referindo a um lápis real, eu estou dizendo uma verdade, ou seja, estou fazendo uma comparação adequada entre o lápis real e a idéia de lápis que está em minha mente.

•Se vier outra pessoa e disser que aquilo não é um lápis e sim um caderno, eu estarei com a verdade e ele estaria errado.

4. Características da verdade

- A verdade é uma só.

- A verdade independe do juízo das pessoas.

- A verdade é absoluta.

- Só pode haver uma única verdade em relação a qualquer fato.

-O lápis nunca deixará de ser lápis só porque eu disse que ele seria lápis ou porque a outra pessoa disse que ele seria um caderno.

- A afirmação “isto é um lápis” sempre será verdadeira independentemente da minha afirmação ou da negação da outra pessoa, porque se eu disser depois que aquilo é um caderno, eu estarei fora da verdade, estarei contra a verdade.

-A afirmação independe até de mim mesmo porque ela é verdadeira sem mim e continuará sendo para todo o sempre.

- Portanto, a verdade é absoluta, ela é porque é e sempre será.

5.Como seria a Verdade de Deus ?

•Porque será, então, que Jesus Cristo disse que Ele é a Verdade, que Deus é a Verdade, que nos mandaria o Espírito Santo da Verdade ?

•Deus é a Verdade porque Ele é a mais perfeita adequação entre a Sua Mente e a realidade, porque toda a realidade foi criada por Deus, é uma manifestação do poder criativo e amoroso de Deus.

•Toda a realidade esteve, está e sempre estará na Mente de Deus, porque Deus é eterno e independe de espaço e de tempo.

•Assim sendo, Deus é a própria Verdade, é a adequação perfeita entre Sua Mente e toda a realidade existente,

todo o universo, todo o gênero humano

6.Jesus Cristo é a Verdade de Deus

•Jesus Cristo pode dizer com toda a certeza que Ele é a Verdade, pelas seguintes razões :

1)Ele é o Filho de Deus, Ele é Deus.

2)Ele é a mais perfeita adequação entre Sua Mente e o universo, também criado por Ele.

3)Ele é o melhor e único caminho para chegarmos ao Pai.

4)Ele nos indicou, pela sua Palavra, como devemos participar de seu Reino.

5)Nos textos anteriores Ele afirma que devemos seguir os mandamentos para sermos verdadeiros, para participarmos da Verdade de Deus.

6)Só seremos verdadeiros se ouvirmos a Sua voz e a seguirmos.

7)Nossa vida será verdadeira se fizermos as nossas obras como Cristo as faria.

8)Ele nos dará tudo que precisarmos, se pedirmos com fé.

9)Ele nos enviou o Espírito Santo para nos ajudar a encontrar a verdade.

10)O Espírito Santo estará conosco até o fim dos tempos.

11)Jesus Cristo veio ao mundo para nos trazer a Verdade do Pai.

12)Jesus Cristo, sendo um com o Pai, é a própria Verdade.

13)O Espírito Santo também é Verdade junto com o Pai e o Filho.

14)Pai, Filho e Espírito Santo são Um => são a Única Verdade.

7.O que a Bíblia e Jesus Cristo dizem sobre a Verdade de Deus

-( Jo 16,13 )

-Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade,

ensinar-vos-á toda a verdade,porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

-( Mat 5, 3-16 )

-Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus !

-Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados !

-Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra !

-Bem-aventurados os que têm fome e sêde de justiça, porque serão saciados !

-Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia !

-Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus !

-Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus !

-Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus !

-Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim; alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós !

-Vós sois o sal da terra ! Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor ? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens !

-Vós sois a luz do mundo ! Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus !

-( 1 Tim 1,15 )

-Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé : Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro.

-( Jo 17, 16-18 )

-Eles não são do mundo, como Eu também não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A Tua palavra é a verdade. Como Tu Me enviastes ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que sejam santificados pela verdade.

-( Jo 8, 43-47 )

-Por que não compreendeis a minha linguagem ? É porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós tendes como pai o demônio, e quereis fazer os desejos de vosso pai.

Êle era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Mas Eu, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, porque não me credes?

Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis, é porque não sois de Deus.

Oliveira
Enviado por Oliveira em 18/11/2006
Código do texto: T294659