VIOLÊNCIA EM COROMANDEL: MEDO ASSOLA A POPULAÇÃO

Recentemente Coromandel vive uma “onda” de violência nunca vista anteriormente. Roubos, assaltos à mão armada, assassinatos, drogas para todos os lados... Crimes que estão tirando o título de cidade pacata de interior e levando-nos a ter a idéia de cidade violenta.Simplesmente indignação.Moradores de nossa cidade estão todos amedrontados diante dessas ocorrências de insegurança pública. O que fazer?Como fazer? Respostas que, com certeza, devem ser respondidas urgentemente pelas autoridades de nosso município.

Coromandel merece uma constante atenção em relação à segurança de seus moradores, pessoas lutadoras e que buscam constantemente trabalhar para o progresso e o desenvolvimento dessa terra, mas a situação está terrível de dois anos pra cá. Fato que, várias pessoas já sofreram alguma forma de violência. E o que é mais terrível ainda, que os praticantes dessa violência estão “soltos” na sociedade e continuando a realizar mais atividades criminosas. Por que isso está acontecendo? Onde estão os responsáveis pela segurança de nossa cidade? É dever do Poder Público fornecer segurança para os cidadãos. Estes que votam, pagam impostos diariamente, aqueles que “levantam” essa cidade com seus trabalhos. E não estão recendo a segurança necessária. É uma falta de respeito em relação a nós, moradores.

Preocupados e indignados com a situação de insegurança pública na cidade, o CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Coromandel), tendo em seu presidente, Sr. Luis Carlos Tiago, realizou na quinta-feira, dia 25 de março, na Câmara Municipal, uma reunião geral com membros e cidadãos. O tema destacado foi “A volta dos assaltos à mão armada em Coromandel”. Várias autoridades de defesa social compareceram ao local. A casa do legislativo estava totalmente lotada, população marcou presença em peso na reunião. Várias pessoas relataram diversas situações de violências sofridas no decorrer dos tempos na cidade, violência, esta que se mostrou de forma sangrenta e de formas diferenciadas pelos moradores. A palavra que pautou a reunião foi indignação. Moradores não agüentam mais a falta de insegurança.

INDIGNAÇÃO, a reunião toda se pautou nessa palavra.

Dona Ana Alice, diretora da Faculdade Cidade de Coromandel relatou que “estou alarmada e indignada com a violência em Coromandel, esperava paz e tranqüilidade, aquela cidade pequena e de repente, a nossa cidade se transforma em um centro de drogas, traficantes acabando com a tranqüilidade de nossos moradores. Os policiais? Estes devem ser nossos anjos da guarda, estamos chamando por eles. Onde estão eles? A população clama por eles... O que vamos fazer? Sou cidadã dessa cidade e moro aqui há vários anos, queremos respeito e segurança nas ruas e em nossas casas”.

Dra. Marlene, pessoa de grande respeito de nossa cidade, relata os momentos de angústias e medo diante da insegurança de Coromandel. “Uma vida toda dedicada a minha cidade, fui estudar e voltei para essa terra, onde tenho prazer em trabalhar. Mas a violência está mudando a nossa rotina, está alterando a nossa vida em sociedade. Em 2006 tive um telefonema, um trote falando que meu filho tinha acidentado, fiquei apavorada com isso, passei momentos de angústias e tristezas, tentei recorrer, buscando encontrar quem fez isso comigo, sempre tentando colher informações. Pouco tempo entraram na minha clínica, especificamente na minha sala e fizeram uma bagunça, quebraram muita coisa, os documentos ficaram todos revirados. Fui atrás desse acontecimento, tentei realizar a investigação, juntamente com minha família,mas agora em 2008 tive outra resposta desse tamanha violência que assola Coromandel, duas pessoas armadas dentro da minha casa, momentos de tristeza terrível”,afirma emocionada, faltando palavras para definir essa situação de insegurança entre nós, moradores da cidade. Ainda segundo a doutora, “não saio mais sozinha de casa, não vou mais ao hospital sozinha”, emociona novamente, contando o caso. “Onde está a minha proteção? Coromandel só tem proteção para bandidos? E o Senhor Juiz, o que ele pode fazer de proposta para a minha segurança e proteção? Tenho medo de tudo agora, está atrapalhando minha vida pessoal e profissional. Pelo amor de Deus, precisamos cobrar de nossas autoridades mais segurança, merecemos isso, é o mínimo que podem fazer para nós, pessoas de bem, que trabalham e lutam para ver Coromandel ainda melhor. Em Coromandel tem de tudo, boca de fumo para todos lado, gangues roubando e traficando, e ninguém faz nada”. Afirma Dra. Marlene.

Concordo plenamente com a senhora, Dra. Marlene, Coromandel está “largada” de lado diante de tantas atitudes de violência. Estranho que somos nós mesmos que estamos presos em nossas residências. Somos obrigados a nos segurarmos, pois vivemos diante de uma insegurança total. E temos que cercar e nos rodear de grades e muros, que nos levam e nos criam a impressão de que somos nós que estamos presos. E não os bandidos que estão soltos nas ruas e deflagrando diversas situações por onde passam. Indignação total. Estamos ilhados dentro de casa. Fechados e cercados por tais violências.

Brilhante o que o Senhor Oduvaldo Pereira disse, “devemos mexer no lugar certo, a sociedade tem que parti para uma ação de comoção e sair nas ruas e cobrar medidas urgentes de nossas autoridades. Eu estou decepcionado com as autoridades públicas de Coromandel. A população tem que valorizar nossa terra e parti para cobranças e prol de segurança. A maior autoridade do país de chama sociedade, nós podemos e conseguimos tudo, basta unirmos e lutarmos em busca de nossos objetivos. Já fui assaltado muitas vezes. E eles estão soltos pela cidade, gangues desordenadas, policiais não fazem a sua parte, antes criminosos era punido, hoje não; estamos ‘apanhando’ das autoridades”.

Ainda na reunião do CONSEP, onde destacaram a participação de uma criança realizando atitudes violentas de drogas e roubos em Coromandel a conselheira Vânia Nunes, do Conselho Tutelar relata que, “dependemos de uma rede de contatos e de políticas públicas para fazer o nosso papel, sobre o menor ‘X’, estamos há um mês somente para receber denúncias dele, e nenhum órgão assume atitudes corretas em relação ao garoto, nós do Conselho não podemos tomar atitudes acima de nossas mãos, fazemos o que podemos fazer. Infelizmente ele não tem nenhum membro da família que posso cuidar dele, ninguém quer cuidar dele, ele está nas ruas. Dependemos de autorização judicial para realizar nossos trabalhos. Estamos tentando cuidar do ‘X’, mas o Conselho sozinho não dá conta de maneira alguma, pois não temos infra-estrutura para isso, não temos reta-guarda para buscar medidas mais adequadas para ajudá-lo.

Ele está andando com traficantes e pessoas que influenciam ele constantemente, não temos políticas que consigamos cuidar dele de maneira adequada, e encaminhá-lo a locais que poderão cuidar e criar possibilidades de resgatá-lo corretamente, falta a base da família, a negligência familiar é enorme”. Ressalta Maria Aparecida Dias, também do Conselho Tutelar, “a família é fundamental, quando não tem a ajuda da família fica complicado ajudar. Estamos fazendo nosso trabalho, faltam políticas corretas, e prioridades à infância.”

Está faltando prioridades sociais em relação ao Poder Público de Coromandel. Onde iremos chegar diante de tantas atitudes de violência?

Dra.Luana Cimetta, promotora da Comarca de Coromandel afirma que “cheguei à cidade em novembro de 2009 e não temos nenhuma medida sócio-educativa no município. Em relação ao menor ‘X”, o juiz dá as advertências e fala para não fazer isso mais, mas não adianta, ele sai dali e parti para realizar coisas piores. Pode ir presos dez vezes, mas vai sair de lá um assaltante, porque não temos nada para fazer por ele aqui fora em relação ao poder municipal.

Zero, não tem nada, nenhum programa de orientação familiar, o município não faz nada para ajudá-lo. Onde estão os programas educacionais, cadê o executivo de Coromandel? A impunidade gera mais crimes. O município diz que não tem recursos para isso, temos que ter mobilização social e onde estão os projetos dos vereadores do município para o lado social? Fico triste em relação a inexistência de programas de crianças e juventude em Coromandel. O descaso do município é grande”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Coromandel, vereador Daniel da Contagel “Nosso juiz falou que não recupera ninguém, e deixou nos decepcionados na última reunião. Que pessoa pode viver no meio dessa violência? Estamos fazendo a nossa parte, mas quando não temos o apoio do Poder Judiciário ai complica a situação. Como podemos deixar uma pessoa comandar nossa Comarca dessa maneira? Temos que conscientizar o juiz e apertar mais, colocar pessoas que estão praticando violência na cadeia, fazer com que as pessoas paguem pelo que fazem.

Olhe a competência do Sr. Luis, presidente do CONSEP, ele está recendo denúncias em casa, não ganha nada para fazer seu trabalho no Conselho, este sim, merece nossa admiração e dedicação ao trabalho social de Coromandel. Sempre buscando alternativas adequadas para melhorar os problemas socais de nossa cidade. Agora quem tem o poder na mão não faz nada para melhorar a questão social de nosso município.Queremos mudanças radicais, a sociedade deve cobrar urgentemente. Vamos esperar mais pessoas morrerem para tomar atitudes?

Concordo plenamente com o Presidente da Câmara, população de Coromandel tem que ter mais respeito e ter segurança adequada em relação às questões de violência que está demarcando nossos dias. Diante da violência em Coromandel, o Major Ângelo Russo da guarnição da Polícia Militar de Coromandel, presente na reunião do CONSEP afirmou que “a segurança é dever Estado, mas é responsabilidade de todos. Por mais que lançamos viaturas em Coromandel, dependemos de informação social, estamos trabalhando firmemente em prol da segurança dos moradores do município, a população é a nossa aliada para nos fornecer informações para que possamos realizar um trabalho de maior ênfase. Todo mundo sabe, mas ninguém é testemunha. A Polícia Militar está agindo de forma intensa em defesa social. Mas dependemos de interação com outros órgãos e a própria sociedade, assim teremos menor quantidade de números de violência no município. Sempre trabalhando de forma coletiva.O Major ressalta que O CONSEP está contribuindo e muito para a sociedade de Coromandel e agradece também a população, mas pede mais informações por parte das pessoas,o trabalho do CONSEP é atuante e eficiente”.Pois é Major, brilhante o trabalho do Sr. Luis em relação ao CONSEP, a ele e a todos os membros os nossos agradecimentos, ainda bem que existem pessoas preocupadas de verdade com as questões sociais de nosso município. Coromandel não pode ficar da maneira que está, queremos segurança já. Aliás, projetos de proteção social, vereadores, vamos repensar seus projetos e criar procedimentos em prol da população? Sociedade é a mais importante nessa situação, só não queremos continuar nessa ‘onda’ de violência. Mudanças radicais devem ser feitas, nosso povo merece e exige isso.