A violência na sociedade brasileira

A questão da violência engloba vários aspectos. Biologicamente somos violentos por natureza, já que trazemos em nós o cérebro reptiliano, estrutura encefálica que é responsável pelas reações violentas. É a parte irracional do nosso cérebro, que é ativada quando estamos com raiva e perdemos temporariamente a razão, o raciocínio. Alem disso pesquisas em laboratório, com ratos, onde foi colocado muitos ratos em um ambiente pequeno, resultou em uma matança entre eles.é o que ocorre nas grandes cidades, onde existe uma superpopulação, principalmente a população pobre, que vive aglomerada nas grandes favelas e periferias das cidades.

Busca-se racionalizara violência, e atribui-se a fatores sociais como desemprego... O desemprego não é por falta de emprego, mas de mão de obra qualificada. Brasileiro quer emprego, mas não se qualifica, tem preguiça de se reciclar, não quer aprender.

Problema de ensino público ruim é uma questão que diz respeito ao descaso com o professor, que ganha mal e acaba ensinando mal. O estado finge que paga ao professor, que finge por sua vez que ensina, e os alunos fingem que aprendem.

Não há políticas sociais voltadas para a qualificação profissional, que na minha opinião é o que precisamos. Ao contrario do que se faz hoje, onde as políticas sociais são voltadas para o assistencialismo, com as “bolsas-esmolas” que servem apenas para reproduzir a miséria, fomentando a inércia e o conformismo.

Se a violência estivesse estritamente ligada à causas econômico-sociais, os jovens dos países do 1º mundo seriam todos discípulos de Gandhi.

Um louco entra em uma escola armado e mata um monte de alunos, e ficam procurando um culpado para o comportamento dele. Enquanto isso a população enfurecida procura justiça com as próprias mãos, depredando a casa onde morava o assassino.

Temos toneladas de raiva, agressividade, guardadas dentro de nós, fruto de conflitos não resolvidos, esperando apenas um motivo pra exteriorizá-las. Qualquer coisa serve de estopim.

Mas...

Será que fome gera violência?

Alguém já viu um cara esfomeado agredindo as pessoas ao redor com um garfo e faca na mão e gritando : “ eu tenho fome” ?

A falta de ensino de qualidade gera a violência?

Imaginem só grupos de jovens depredando veículos, destruindo lojas, em protesto porque a escola pública onde estudam estava com aulas vagas por falta de professores.

Nunca vi um assaltante de bancos preso dizer que assaltava pra encher a dispensa da casa, ou pra pagar os carnês da escola do filho que estava com as mensalidades atrasadas.

O consumismo gera ambição que gera violência. Somos bombardeados com propagandas de produtos que não precisamos. É o tênis de marca, o carro último modelo...

É aflorado em nós o desejo de possuir, possuir, cada vez mais. Nos tornamos consumidores compulsivos. E aquele jovem baixa renda da favela que não pode comprar o tênis de marca da propaganda que custa R$ 800,00? Talvez seja o mesmo bandido que pega uma arma e vai assaltar o “playboy” que está usando o tênis dos seus sonhos.

É claro que eu não tenho a solução pra essa questão, afinal sou apenas um estudante cursando o 3º período do serviço social! Mas eu me arrisco a propor algo pra diminuir essa violência, principalmente entre os jovens na sociedade: vida simples. Quanto menos necessidades tivermos, melhor . Tomem como exemplo o índio na floresta. Vejam como vivem em harmonia. Têm tudo o que precisam. Afinal, nunca soube de alguma ocorrência policial, onde um índio armado com um tacape assaltou outro índio pra roubar a sua tanga.