JUVENTUDE: Causa ou consequência da violência?

Atualmente a violência envolvendo jovens vem crescendo cada vez mais. Estes ao mesmo tempo que são vítimas da violência, podem também ser responsáveis por ela. Entende-se que a juventude é vítima, quando ela de alguma forma interfere em sua vida normal; neste âmbito pode-se citar: acidentes de trânsito, homicídios, influência de drogas. Por outro lado, os jovens tornam-se responsáveis pela violência quando causam danos à população de alguma forma.

A sociedade tem um papel imprescindível na formação do caráter das pessoas. Isso porque o desenvolvimento humano se dá com base em modelos, onde o indivíduo se molda de acordo com os exemplos que percebe ao seu redor se igualando ou tornando-se distinto a eles. Dessa forma, a cultura de uso indiscriminado de álcool e drogas, apelo ao consumismo, demonstração de força e quaisquer influências negativas, podem levar o jovem a se tornar um ser humano violento.

No entanto, assim como o caráter pode ser formado como uma cópia do que se vê, também pode se desenvolver de forma independente. Diante de tal argumento percebe-se que apesar das influências negativas da sociedade o jovem pode dizer não a um comportamento violento, por conhecimento dos direitos e deveres e pela consciência de cada pessoa de saber o que é certo ou errado.

Para se combater tais problemas pode-se recorrer ao investimento mais amplo à educação, visando abordar os pontos na sociedade que são importantes quando o jovem está diante de suas escolhas. Por exemplo quando se depara com uma situação em que pode demonstrar o comportamento violento ou diferencial. Nesse contexto cita-se a capacidade do mesmo de dizer não as drogas simplesmente porque entende todos os aspectos que envolvem o ato de combinar álcool e direção.

Em suma, apesar do crescimento da violência em nosso país vivemos numa geração que tem muito acesso à informação e que pode, por meio de suas escolhas certas, mudar essa realidade.

Adrianas
Enviado por Adrianas em 28/06/2011
Código do texto: T3062967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.