É preciso acreditar

A vida se dá num processo dinâmico, em que nada acontece por acaso, ou seja, cada evento é uma conseqüência de uma ação anterior, de um indivíduo ou de vários indivíduos, agindo coletivamente ou mesmo de forma individualizada, seja voluntária ou involuntariamente.

No nosso dia a dia, se comentemos erros, inevitavelmente, de uma forma ou de outra, sofremos as conseqüências dos nossos erros; se praticamos o bem, inexoravelmente, ainda que não nos venha clara e diretamente, cedo ou tarde, a recompensa virá; se no corre-corre da vida, nesse sistema competitivo, não nos preparamos adequadamente para vencer, como conseqüência perdemos; se nos tornamos vencedores, isso nem sempre nos trará conseqüências boas, ou seja, podemos colher frutos, mas também podemos nos tornar alvos, constantes, daqueles que não gostariam de ver a nossa vitória e que farão de tudo para que não alcancemos o topo; se trabalhamos, se pensamos em nós e no outro, se sonhamos juntos e, sobretudo, se criamos as condições objetivas para a realização de um sonho comum, é inevitável a transformação do nosso sonho em realidade.

Ter um sonho, acreditar na concretização desse sonho e estar focado e mobilizado, dioturnamente, para que tal aconteça, é o segredo do sucesso, ainda que o sucesso não seja dinheiro, fama ou poder, mas pode ser outro tipo de realização.

Acreditar, se entusiasmar e ter fé (fé de conteúdo religioso ou não), esses são os ingredientes básicos para que as coisas aconteçam, e elas acontecem, principalmente quando esses elementos são absorvidos e exteriorizados, num processo contínuo, e formam uma mentalidade coletiva.

Nesse ponto, todos os ramos do conhecimento, a ciência, a religião assim como o conhecimento popular, são unânimes em reconhecer que quando se dirige o pensamento sobre algo, e mais ainda se esse pensamento é de uma coletividade, e se há um movimento para que esse algo se concretize, não há força contrária capaz de interromper o ciclo dos acontecimentos.

A todo instante vivenciamos exemplos de que os obstáculos existem para ser superados, ainda que com alguma dificuldade, basta pensar positivo e seguir em frente. E mais, é sempre possível se chegar mais longe, ainda quando o cansaço pareça incomodar. O homem foi feito para as conquistas! Nós fomos feitos para vencer! Mesmo diante das maiores dificuldades, as nossas metas não devem ser esquecidas, porque é possível chegar lá. E o segredo é acreditar, sempre.

Manoel Messias

Mano Messias
Enviado por Mano Messias em 10/07/2011
Código do texto: T3086053
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.