O CAMINHO DO ESTUDANTE

Levanto as 5hs, após cuidar da higiene pessoal faço um simples desjejum, geralmente uma cevada ou leite quente com chocolate ou cevatina com um pão com manteiga aquecido na sanduicheira, tomo meu remédio cuja distribuição é gratuita, Propanolol e Captopril para a hipertensão e Metformina para o diabetes, males que estão sob controle, pego minha bolsa que foi preparada na noite anterior após os estudos para não esquecer nada e caminho três quarteirões até o ponto de ônibus que fica na rotatória conhecida para referencia como “rotatória da Metalsider, em alusão à metalúrgica que fica perto de minha casa. É bom estar neste ponto no máximo as 5:30hs.

São três grandes quarteirões até lá no ponto. O interessante é a diferença de temperatura entre minha casa no vale perto do rio, que dá até neblina em tempo de inverno e lá no ponto já mais no alto. Às vezes visto uma blusa devido a temperatura baixa e quando estou no ônibus tenho que tirar porque a minha temperatura inicial não era real. Até mesmo o fato de ter que apertar o passo já que a garantia maior é estar no ponto e como diz o ditado “ mineiro que é mineiro não perde o trem” já aquece o corpo. Aqui tenho a opção de pegar ou o ônibus 3210 que faz a linha Betim/Metrô e lá faço a integração com o metrô e desço na estação gameleira que fica a cinco quarteirões do Campus da Puc Coreu ou utilizo a Linha 3297 – Betim –Belo Horizonte – Rodoviária. Prefiro pegar o direto pois o valor da passagem é R$ 4,05 ao passo que o 3210 é R$ 3,20 mais R$ 1,60 do metrô. De acordo com o projeto de integração se a troca de onibus-metrô/ metrô-onibus for feita em menos de 90 minutos o valor da passagem mais barata será feito pela metade o que significa que o valor do metro na integração é R$ 0,80 num valor integrado de R$ 4,00. O itinerário do ônibus direto é o seguinte. Seguimos pela Av. Amazonas, R. Rio Negro, R. Rio de Janeiro, R Inconfidentes e Av. Bandeirantes. Destas vias a mais importante e com maior diversidade é a Av. Bandeirantes em duas pistas com canteiro central e a principal via de ligação, na verdade a sala de visitas de nossa cidade pois faz a ligação da rodovia com o Centro da cidade. O destaque a fazer nesta avenida é o investimento que a atual Prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara/PT, através da Secretaria Municipal de Infra-estrutura que é responsável por acompanhar todas as ações realizadas pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente, pela Superintendência de Habitação e pelas oito administrações regionais. Dessa forma, a secretaria coordena os projetos e os programas ligados à urbanização, saneamento básico, drenagem, limpeza urbana, além de todas as obras realizadas no município. Esta Secretaria possui suas subdivisões coisa bem comum no serviço público e a revitalização da Avenida esta sendo realizado pela Secretaria Adjunta de Obras e Serviços Públicos via Divisão de Serviços Públicos que cuida da Seção de Limpeza Pública e Seção de Parques e Jardins.

A Av. Bandeirantes, começa na Rodovia Fernão Dias Br 381 e logo em sua entrada possui um monumento numa praça em forma de meia lua, conjunto arquitetônico formado pelo Monumento de Inauguração da Rodovia Fernão Dias e pelo antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal que foi tombado pelo Município em 2004, e pouco tempo depois a chamada Barreira foi demolida pelo DNER órgão federal responsável, fato acontecido devido ao processo de duplicação da Rodovia Fernão Dias que liga Minas Gerais e São Paulo rodovia hoje toda duplicada e com pedágio sob a responsabilidade da Via Fernão Dias.

Este monumento encontra-se no Km 483 e até hoje mesmo já não existindo no local é conhecido como barreira velha e ponto de referencia para embarque de ônibus intermunicipais na cidade. Foi erigido em 1959 em homenagem à etapa mineira da rodovia abrangendo 485 quilômetros que se estendia do marco zero até a cidade de Extrema no sul de Minas Gerais e faz uma homenagem ao bandeirante Fernão Dias Paes Leme que ficou conhecido como "o Caçador de Esmeraldas”. Vitimado pela malária, morreu no arraial de Sumidouro, próximo a Sabará, nas Minas Gerais. Seus ossos foram sepultados no Mosteiro de São Bento em São Paulo.

Na placa comemorativa original haviam os seguintes dizeres:

BR 55 – RODOVIA FERNÃO DIAS

TRECHO BELO HORIZONTE – EXTREMA – 480 KM

ENTREGUE AO TRANSITO EM 25 –1-1958

PRESIDENTE DA REPUBLICA

DR. JUSCELINO KUBTSCHECK DE OLIVEIRA

MINISTRO DA VIAÇÃO E OBRAS PUBLICAS

ALMIRANTE LUCIO MARTINS MEIRA

DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM – DNER ENG° EDMUNDO REGIS BITTENCOURT

Entretanto, 50 anos se passaram e o monumento foi depredado por vândalos e por ocasião do tombamento do complexo ele foi restaurado com o patrocínio dos recursos da Lei n.º 3.264 de dezembro de 1999, denominada Lei Noemi Gontijo, que dispõe sobre a criação da Lei Municipal de Fomento à Cultura de Betim. Ela estabelece a instituição de um programa de fomento à cultura que é disponibilizado através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e da Política de Incentivo Fiscal. A Lei Noemi Gontijo regulamenta o uso dos recursos orçamentários do Fundo Municipal de Cultura, que é vinculado à Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), e tem a finalidade de incentivar a realização de projetos culturais no município de Betim. De acordo com a Lei, estes projetos devem estar relacionados à produção artístico- cultural em áreas como música, dança, teatro, fotografia, cinema, artesanato, conservação de Patrimônio Histórico folclore e outros. Na placa comemorativa deste momento histórico, alem dos termos da antiga placa foi acrescentado o seguinte:

“Nos meses de Janeiro a Setembro de 2010 através do projeto cultural, “Monumento da Br 381” patrocinado pelos recursos da Lei Noemi Gontijo, este monumento foi revitalizado com o objetivo de valorizar parte da historia de Betim e do Brasil.

Betim, 18 de setembro de 2010

O tempo transforma muitas coisas. Hoje a rodovia tem um fluxo enorme de veículos que vem de todas as direções ou seja toda a região sul de Minas e São Paulo, Curitiba e todo o sul do pais, faz uma ligação com a rodovia 262 que vem da região do triângulo mineiro Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, alem da MG 050 que liga a Divinópolis, Formiga, Passos ate Batatais – MG, Ribeirão Preto – SP e região Todo este trafego de veículos circula na região de Betim e segue para Rio de Janeiro, Brasília, Norte de Minas, Bahia, Vitoria e muitos outros Municípios que integram a região metropolitana de Belo Horizonte. A Av. Bandeirantes nem suporta o trafego e já existem outras vias que auxiliam nesse movimento de veículos mas em tempos passados os veículos passavam por dentro de Betim por esta via para seguirem para uma boa parte das cidades e municípios já citados. Hoje já vivemos o reflexo do excesso de carros circulando e em horários de pico a bandeirantes fica com transito lento, já que existem os sinais de transito sendo um deles de quatro tempos que contribuem para a retenção dos veículos e outros com limitador de velocidade. Há um grande transito também de pedestres devido ao Epa supermercados que se encontra nesta região, ao chamado Pronto socorro hoje Unidade de Atendimento Imediato que recebeu inclusive o nome de Sete de Setembro, já que foi construído onde era a única praça de esportes central da cidade e pertencia ao Sete de Setembro Futebol Clube que recebeu um novo estádio e continua levando o nome de Betim nos altos escalões do esporte amador em Minas.

Destaca-se também o monumento do Rotary Club International . O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo e definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal do Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;

2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;

4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Antes de seguir para o centro de Betim se dobrarmos à direita encontraremos primeiro uma distribuidora de produtos derivados de petróleo da BR Distribuidora e o Clube e Hotel do Sesi-Mg clube onde todos os comerciarios e metalúrgicos da região metropolitana além de turistas que vêem de outras unidades espalhadas por todo nosso País se hospedam nas temporadas de verão e férias. É um excelente local de lazer com vários campos de futebol, futebol de salão, vôlei, peteca e tênis, quatro piscinas para todas as idades, uma excelente sauna e uma boa área de lazer e camping.

A revitalização do canteiro central da Av. bandeirantes, que tem o objetivo de embelezar este cartão postal da entrada da cidade, necessitara de cuidado constante pois é um trabalho de longo prazo e sujeito aos vândalos que quebram os brotos das arvores retardando o seu crescimento. Já existem muitas arvores adultas tais como pata de vaca. As valas onde estão as plantas ornamentais de varias cores, roxo ou violeta, vermelhas , amarelas tem formas geométricas com um “s” um triângulo, círculos onde se percebe o carinho do projeto arquitetônico para a obra. Alguns nomes de plantas presentes neste canteiro central. Amaranto, arundina ou orquídea de sol, grama ornamental, comigo ninguém pode, e outras. Um projeto da Prefeitura denominado “Empresa Boa Praça” convida as empresas do Município a cuidarem dos jardins, canteiros e praças em troca de incentivos fiscais e assim a Jota Imóveis e o Magazine Jota cuidam de dois quarteirões da Av. Bandeirantes e podemos ver que atinge o objetivo pois o cuidado nestes setores é bem mais visível.

A Avenida Bandeirantes possui um amplo comercio onde encontramos os mais variados ramos de negócios. Temos três grandes drogarias, três lojas concorrentes de venda de motocicletas sendo representantes da Honda, Yamaha e Agrale, Um grande hotel chamado Hotel Serra Negra onde se realizam em seus salões encontros de negócios através de empresas de representação comercial como a Natura, Avon e a Forever Living ambas da área de cosméticos, lojas de revenda de automóveis, dois grandes postos de gasolina um com bandeira Shell e o outro com bandeira Esso, três grandes igrejas evangélicas sendo a Igreja Assembléia de Deus um grande prédio onde funciona a sede municipal das assembléias, temos também a Maranata e a Batista Canaã, temos duas grandes locadoras de automóveis a Localiza Rent a car e a Yes Rent a car, uma Unidade de Atendimento Imediato - UAI responsável pelo atendimento primário de urgências e uma unidade Referencia em Fisioterapia que atende toda a região de Betim e Municípios ao redor como Esmeraldas, Juatuba, Mateus leme, Igarapé, Bicas que fazem parte de um consorcio de atendimento de saúde tratado como microregião, duas agencias bancarias uma do Bradesco e outra da Caixa que possui o nome de Portal das Gerais e por fim um grande Complexo Arquitetônico formado pelo maior viaduto da cidade conhecido como Jacintão que tem por baixo uma grande praça toda florida e com um palco fixo onde são realizados os grandes movimentos da cidade por exemplo o movimento gay que acontece todos os anos e se reúnem ali para saírem em passeata pela cidade. As vigas do viaduto foram revitalizadas com a oportunidade aos grafiteiros que pintaram os monumentos importantes da cidade como a Casa da Cultura, Estação Ferroviária e o Portal da Colônia Santa Isabel e para completar este conjunto temos o grande prédio do SESI/FIEMG. A Rede Educação do Sistema Fiemg atua de maneira integrada com objetivo de desenvolver programas que promovam educação tecnológica nas empresas e educação integral dos trabalhadores e de seus familiares. Juntos, trabalham no sentido de ampliar a competitividade industrial do Estado de Minas Gerais e promover a qualidade de vida do trabalhador mineiro. Aqui onde parece ser o fim da Avenida na verdade é o começo já que a sua numeração começa a ser feita a partir do viaduto e não da rodovia.

Temos uma boa rede hoteleira na cidade alguns dos quais se destacam. Hotel Serra Negra, Abba Hotel de uma rede internacional de hotéis e o maior de todos no prédio mais alto da cidade com doze andares, Hotel Casablanca também um grande prédio e o Grande Hotel Família Pozzobom. Nosso foco porem é este Hotel Serra Negra o único na Av. Bandeirantes. Nele se encontra o escritório da Yes Locadora de Automóveis. Neste hotel o maior destaque alem da pousada são as reuniões que em sua maioria são realizadas nele, já que a cidade não possui um salão de eventos. Com a instalação na rodovia do maior complexo logístico da América Latina existe a promessa que teremos dois grandes salões de eventos.

As igrejas procuram os pontos onde lhes dê maior visibilidade. Estas três grandes congregações Assembléia de Deus com sua sede regional, a Maranata de frente para a primeira e um pouco mais abaixo a Batista Nova Canaã estas se destacando na Bandeirantes. Temos também a do Evangelho Quadrangular que fica num sobrado nas imediações do Banco Bradesco.

Um setor que se destaca é o de motos e automóveis usados onde alem dos das fotos temos o Coelho Automóveis, a Claros Automóveis, a Scuderia ligada a revendedora Fiat da cidade onde vendem os veículos usados, que são negociados em troca de um carro fiat zero, a Vitrine Veículos, Space Vans, e a Box Car, que trazem ao seu entorno as oficinas mecânicas (Rodoyauto – mecânica e venda de pneus,), atendimento em balanceamento, venda de pneus (Pneuac e Jaques Pneus) dois ferros velhos de automóveis (Ferro velho do Lazinho e Multimarcas), loja elétrica e de acessórios para automóveis Acessorauto, Saga Auto Peças

Não posso deixar de registrar os pioneiros na avenida depósitos de material de construção padaria do bairro Padaria Verena e o velho açougueiro Casa de Carnes Bandeirantes e que hoje tem como grande concorrente o Epa supermercados que possui todo o segmento de alimentos, mas estes velhos comerciantes valentemente permanecem passando o negocio de pai para filho.

E para aquele momento romântico não pode faltar o Drive In Bandeirantes muito bem posicionado na avenida principal. A região é densamente habitada considerada até uma área nobre Bairro Filadélfia cujos imóveis possuem um alto valor comercial.

A avenida termina numa apoteose com a visão de um grande viaduto cujo homenageado é o vereador Jacinto Couto Silva. Este viaduto ficou conhecido popularmente como Jacintão e foi em tempos passados considerado um elefante branco da administração pela oposição e foi construído na gestão de Osvaldo Pereira Franco que legislou de 1977-1982 e 1989 – 1992 mas faleceu em acidente de avião quando retornava de Brasília onde foi em busca de mais recursos para sua administração em 1989 não terminando seu mandato. Um prefeito que tinha plena visão do futuro da cidade que com a chegada da via expressa e do metro vai completar finalmente a seu objetivo.

Feita a apresentação da Av. Bandeirantes quero prosseguir um pouco mais em meu percurso ate um setor que considero de grande importância no mesmo que terminara na refinaria Gabriel Passos.

O ônibus faz um retorno na rodovia e segue sentido PUC. Temos então uma curva onde tem acontecido muitos acidentes felizmente sem vitimas fatais apenas em sua maioria cargas e porque. Como já disse antes havia aqui na entrada da cidade um posto de fiscalização da policia rodoviária federal onde a velocidade era 40 Km desta maneira a curva era feita nesta velocidade e não apresentava nenhum risco ao trafego. Com a duplicação da rodovia o posto foi transferido para outro local mas a curva permaneceu e embora tenha sido feito uma boa sinalização tanto na pista como em placas a alta velocidade tem causado o tombamento dos veículos na referida curva. No lado oposto a curva localiza-se o centro de distribuição em Minas Gerais das Casas Bahia, um enorme galpão que trouxe milhares de empregos para nosso município

Seguindo encontraremos a Scuderia, revendedora dos veículos da Fiat Automóveis e uma grande obra onde será construído o maior centro de convenções da América Latina segundo os empreendedores com a construção de um Shopping Center com todas as grandes lojas atualmente na região metropolitana como C&A, Renner, Lojas Americanas, Marisa, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Ponto Frio, os grandes fast food de praças de alimentação Mandarim, Habib’s, MacDonald’s, Girafa e um grande supermercado que pode ser Epa, Carrefour, Makro ou Extra, duas torres de grandes hotéis, um grande centro de convenções e o mais importante para o município que será a rodoviária um sonho antigo não realizado em varias promessas de campanhas políticas e que finalmente será realizado nesta gestão da Prefeita Maria do Carmo Lara e claro um investimento tendo em vista a proximidade da copa do mundo de 2014.

E no ultimo trecho o grande centro industrial onde se encontram todas as empresas que dão apoio á produção da Fiat Automóveis, (motores, bancos, chicotes elétricos, vidros, eixos, amortecedores) e o polo petrolífero que tem como base a refinaria Gabriel Passos e em seu entorno todas as distribuidoras iniciando com a Br Distribuidora seguida da Shell, Ale, Esso Texaco, Ipiranga e as distribuidoras de gás liqüefeito de petróleo – GLP utilizado nos lares, Supergasbras, Liquigas, Minasgas, e Ultragaz onde temos milhares de trabalhadores para movimentar essa maquina de produção citada.

Foi muito bom observar a diversidade ao meu redor, e posso dizer que este tipo de trabalho tem contribuído muito para que eu cidadão possa estar mais atento a tudo que acontece ao meu lado, e no meu dia a dia. Posso verificar a beleza da minha cidade, e tive o privilegio de ir a campo caminhado pela avenida, conhecendo lojas, observando detalhes das arvores, já que em sua maioria já se encontram no local a muitos anos, são arvores adultas, alem de conhecer o viveiro de plantas do meu Município onde o Carlos funcionário responsável pelo setor de mudas me falou de coisas maravilhosas que acontecem, sobre a vida das plantas e até de seu comportamento e necessidades no cuidado e manuseio coisas que nós não observamos e infelizmente são destruídas na madrugada pelos vândalos que são pessoas comuns que perdem a oportunidade de serem mais úteis à sociedade que vivem. A viagem agora ficou menos cansativa e mais emocionante porque posso visualizar muitas coisas interessantes que em algum momento de minha vida acadêmica ser-me-á útil. O Google Maps foi meu parceiro na elaboração deste trabalho pois já temos toda a cidade fotografada em seus mínimos detalhes, e esta semana de descanso me deu tempo suficiente para desfrutar deste momento tão especial em minha vida no ambiente universitário.

Betim, 21 de abril de 2011

ederbrasil
Enviado por ederbrasil em 24/08/2011
Reeditado em 30/04/2012
Código do texto: T3179589
Classificação de conteúdo: seguro