TELEVISÃO - MEIO DE MANIPULAÇÃO

Considerada um dos maiores meios de comunicação e informação, acessível a nove em cada dez brasileiros, torna-se a mais nova vilã de nossa contemporaneidade.As pessoas ficam mais tempo sentadas em frente a uma televisão do que conversando com amigos e familiares.

É comum vermos famílias, que dizem com orgulho que reúnem-se todos os dias para assistir, uma novela ou um programa qualquer.Telespectadores passivos, que assimilam tudo o que é transmitido, sem nenhum senso critico.

Nunca as pessoas estiveram tão próximas uma das outras, e ao mesmo tempo tão distantes.Hoje tornou-se fácil saber o que se acontece do outro lado do mundo, mas não há essa mesma facilidade em saber-se, o que acontece em nossas casas, com a nossa família e principalmente, com os nossos filhos.

A televisão nos apresenta um estereótipo, um padrão de vida que poucos tem condição de manter; e as pessoas buscam esse padrão a qualquer custo, passando por cima de seus valores e princípios fundamentais.

Famílias desestruturadas, jovens anoréxicos,valorização da promiscuidade, incentivo ao racismo e preconceito, tudo isso e muito mais é proposto pela televisão, e nós cidadãos não nos manifestamos a esse respeito; tornado-nos cúmplice e o pior somos nos, os co-patricionadores dessa trivialidade.

Os pais deixam seus filhos horas e horas em frente a televisão, sem fazer previamente um controle sobre quais os programas mais adequados a faixa etária, deixando isso a mercê de nem sabe quem; há ainda aqueles que fazendo mimos a seus filhos, colocam televisões em seus quartos, esquecendo-se de os acompanharem para tirarem eventuais duvidas.

Os pais educam, a escola educa e a “televisão”, faz com que toda essa educação desapareça, programando as nossas crianças há serem grandes capitalistas/consumistas em potencial.

Em quantos formos negligentes a respeito da programação televisiva e indiferente ao que acontece em nossas famílias,os problemas de nossa sociedade tenderão a piorar.O dialogo é saudável, e não pode ser deixado em segundo plano, ter um olhar critico é indispensável e não podemos deixar que outrem ditem o que é melhor, e necessário para que tenhamos uma vida com qualidade.

Paula Dias
Enviado por Paula Dias em 08/10/2011
Código do texto: T3264800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.