Educação para o trânsito é essencial

O Brasil vive um constante embate contra a violência no trânsito, que é um dos maiores causadores de morte dos jovens no país. Esse problema já está em níveis alarmantes e tende a se intensificar, devido à impunidade, aumento da frota de veículos, devido ao displicente sistema de ensino para a habilitação de novos motoristas e, principalmente, devido à carente fiscalização de trânsito nas ruas.

De acordo com o Mapa da violência de 2011, divulgado neste mês, entre 1998 e 2008, 32,4% da população de jovens de 15 a 24 anos morreram devido a acidentes de transporte (aéreo, marítimo, etc), sendo que, destes, aproximadamente 20% tiveram como causa o trânsito, tornando-se em algo banal e que estatisticamente perde apenas para o número de homicídios.

Um outro fator que reforça essa questão é o aumento anual da frota de veículos do país, indo na contramão dos países desenvolvidos, que fazem o possível para diminuir sua frota. Porém, o anômalo trânsito brasileiro é bastante complexo, pois apesar de o país possuir um terço do número de veículos dos Estados Unidos, por exemplo, apresenta um número de acidentes superior ao dessa nação.

Todos esses fatores levam à conclusão de que o Brasil deve investir na educação direcionada ao trânsito, pois é visível que o maior problema do país a esse respeito é a falta de conhecimento, de habilidade e de capacidade psicológica dos condutores de veículos nos dia de hoje. Uma forma eficiente de resolver esse problema seria implementando a educação para o trânsito nas escolas, aumentando o tempo de aulas práticas nas auto escolas e cobrando, nas provas teóricas, assuntos essenciais a um bom motorista.