Escola, inclusão digital e motivação para aprender e ensinar.

No mundo contemporâneo percebe-se que é cada vez mais imprescindível na educação o aprendizado de informática. Esse aprendizado diz respeito tanto ao aluno, quanto ao professor e a escola por sua vez como estabelecimento de ensino.

Porém, para que essa carência seja suprida é necessário que o governo invista em políticas públicas direcionadas a essa finalidade, como equipar as escolas com telecentros online para o uso gratuito da internet e acesso ao crédito, facilitando aos professores e às famílias menos favorecidas a aquisição de computadores.

Outras deficiências graves são percebidas no ensino público brasileiro, entre elas destaca-se o desinteresse de grande parte do alunado bem como de alguns professores, além da violência que se agiganta nas escolas, atravessando os muros e instalando-se nas salas de aula pondo em risco a vida da população estudantil. Não raramente se vê escolas sendo depedradas e alunos e professores ameaçados. É preciso garantir segurança nas escolas.

Quanto ao desinteresse pode ser causado pela falta de um planejamento pedagógico que contemple a motivação do público alvo que são os alunos e a capacitação e valorização dos professores como protagonistas dessa história. Nesse sentido, nota-se também a importância da família que deve ser parceira da escola sendo ferramenta básica de auxílio na orientação dos alunos em busca do conhecimento.

Quiçá num futuro próximo a escola pública brasileira venha a ocupar o lugar de destaque na sociedade formando cidadãos e cidadãs conscientes, equilibrados, felizes e dispostos a partilhar com outros seus conhecimentos nesse universo fascinante que é o aprendizado.

Angela Santana
Enviado por Angela Santana em 28/10/2011
Reeditado em 28/10/2011
Código do texto: T3302764
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.