O poder de transformação da leitura

A leitura abre as portas do conhecimento. Essa afirmação parece um bordão ultrapassado, mas as estatísticas mostram que está mais atual do que nunca. Infelizmente nem todas as pessoas têm oportunidade de aprender a ler, embora hoje seja mais acessível do que outrora.

Porém não basta somente ter os livros, é preciso que haja por parte da escola e da família ações concretas que incentive a leitura das crianças e adolescentes, como: gincanas culturais, concursos de poesia, atividades externas levando ao conhecimento de escritores da própria comunidade, entre outras, capazes de despertar o desejo de ler.

Grande parte do povo brasileiro não cultiva o hábito da leitura, e isso é prejudicial para o crescimento, desenvolvimento e para o exercício da cidadania. Sem conhecimento é impossível buscar direitos e praticar deveres.

Os meios de comunicação também têm um papel importante nesse sentido que é divulgar com maior freqüência as experiências bem sucedidas das escolas e entidades que despertam o interesse de crianças e jovens para a leitura.

Praticamente todos os grandes leitores tiveram esse despertar a partir de alguém da família ou de sua convivência, o que os levou a viajar no mundo do livro.

Que essa transformação chegue com força para a juventude brasileira e lhe proporcione uma vida mais digna.

Angela Santana
Enviado por Angela Santana em 28/10/2011
Reeditado em 28/10/2011
Código do texto: T3302766
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.