VANTAGENS E DESAFIOS DE SER EMPREENDEDOR HOJE NO BRASIL

Há um bordão que diz que querer é poder. Discordo. Nem sempre se pode aquilo que se quer e vice e versa. No que tange ao empreendedorismo, acredito que não é para quem quer e pode, mas sim para quem sabe, para quem tem espírito empreendedor.

Já li histórias de pessoas simples, sem muito conhecimento e que são empreendedoras, tiveram um “insight” e hoje estão ganhando muito dinheiro ou as que conseguem galgar espaço dentro da empresa em que trabalham com suas idéias brilhantes.

Outras que mesmo com dinheiro e bem instruídas, não conseguem se manter no mercado, porque não tem boas idéias e nem espírito empreendedor e acabam falidas.

Porém não é muito fácil empreender em nosso país. O Brasil ainda é muito burocrático e isso dificulta o mundo dos negócios. Com as mudanças introduzidas pelo Governo Federal e a reforma tributária além do novo código civil fica difícil abrir uma empresa, mantê-la ou até mesmo encerrá-la. O acesso ao crédito além dos impostos altos são também fatores importantes que dificultam a vida do empreendedor na hora de abrir uma empresa.

Por outro lado, o Brasil é um país de muitas possibilidades nos negócios. A diversidade de ramos de atividade econômica é muito grande: na indústria, no comércio, na agricultura, no turismo, na cultura. Outro ponto a destacar é a criatividade do brasileiro que é muito aguçada. Tem-se idéia para praticamente tudo em nosso país.

Mesmo assim, um grande número de empreendedores esbarra nas dificuldades de sobreviver no mercado e são tragados pela inércia da burocracia brasileira.

Já o governo, mesmo cercado por tantos cuidados não consegue evitar a sonegação e a informalidade.

É necessário buscar alternativas para facilitar o empreendedorismo, acesso ao crédito e incentivos fiscais para que o país cresça e aumente a oferta de emprego dando melhor qualidade de vida aos brasileiros.

Angela Santana
Enviado por Angela Santana em 01/11/2011
Código do texto: T3310370
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.