Em busca da justiça...

Atualmente o vocábulo “justiça” tem sido muito utilizado em meio à sociedade, mesmo que de forma ambígua ou fora de contexto. Embora em um mundo cada vez mais hedonista, violento e conflituoso, a justiça toma corpo de virtude e bem precioso.

Neste ambiente, a busca pela justiça torna-se imprescindível para a vida harmoniosa em sociedade. Mas como distinguir o que realmente é a justiça? Uma chave de leitura da realidade que pode de maneira sublime responder a esta indagação é a reflexão própria dos atos praticados cotidianamente, sob a ótica de que estes se fundamentam ou não em atos justos para os parâmetros sociais.

Assim, a partir do “conceito prático” de justiça, como fato aplicado na vida, experimentado nas relações diárias, pode-se buscar a consecução de justiça como bem jurídico materializável pela aplicação correta e, sobretudo justa, da legislação.

Infelizmente na realidade existente no Brasil, o acesso à justiça não é algo fácil, invariavelmente, os que a buscam, sofrem com as demoras do sistema e muitos são vencidos pelo tempo, sem vislumbrar o pleno e derradeiro desabrochar da justiça para sua causa.

Restam apenas a esperança e o trabalho sério e comprometido, para aos poucos suplantar os problemas que impedem o acesso de grande parte da população aos serviços jurisdicionais, de modo que possa haver uma verdadeira transformação no acesso à justiça e à sua plena realização.

É possível sonhar com dias em que os conflitos sejam de forma justa dissipados em tempo hábil, com o menor desgaste entre as partes, gerando na sociedade a sensação de que verdadeiramente é possível fazer justiça! A justiça que fazemos é a justiça que desejamos que se faça, pautada no melhor atendimento possível aos cidadãos.

LEANDRO MARTINS DE JESUS.

24.09.2011

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 16/11/2011
Código do texto: T3338224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.