TER UM BOM FIM DE SEMANA

Nós, os seres humanos, somos realmente muito complexos e de difícil entendimento. Tomemos por base nossas ansiedades, nossas expectativas... Normalmente, durante uma semana de trabalho ou estudos, ficamos ansiosos por chegar o fim de semana. Ansiosos pelo tão necessário descanso do lufa-lufa do dia a dia. Quando chega o fim de semana, muitos são tomados pelo tédio, pelo "não terem o que fazer". Muitos passam seus fins de semana, férias, enfim, tempos que poderiam preencher com tantas atividades, em seus lares. E muitos ainda, nos tempos do mundo virtual (não podemos nos excluir desses últimos), sentam em suas cadeiras frente a um munitor afim de navegarem, como a justificar a falta de opção, ou quem sabe, para alimentar o vício virtual, que afinal também é algo a ser analizado por nós, pois todo excesso será sempre prejudicial, tanto para o corpo quanto para a mente. Mas prosseguimos justificando o "não fazer nada nos fins de semana". Se estamos no litoral reclamamos que as praias estão cheias demais, se próximos as montanhas, queixamos que existem ladeiras demais... Se pensamos num passeio mais longo, num bom filme para se ver, numa visita que estamos devendo, queixamos da falta de dinheiro, das filas nos shoppings, da distância a percorrer para visitar aquele amigo que a muito não vemos, e até mesmo o familiar que "por acaso" esquecemos. E na nossa "solidão", que preferimos denominar "comodismo", ficamos aguardando pelas visitas dos outros, talvez dos mesmos que já estiveram conosco, e com certeza aguardam por uma retribuíção... Chegamos até a pensar numa atividade filantrópica, mas vem o "desculpismo", tipo, não farei só pelo dever de fazer, quero fazer por realmente amar meu semelhante. Outra problemática, porque como escreveu o celébre psicólogo Eric Froon, "o amor é uma arte, e como toda arte deve ser aprendida". Só exercitando-nos no bem, renunciando aos nossos interesses individuais, que amaremos realmente. Na verdade somos por demais complicados, ou melhor, temos a mania de complicar tudo. E passa mais um fim de semana, tedioso, angustiante... E num domingo a noite, quando sentados frente ao nosso computador, mandamos aquela frase para os amigos virtuais, num profundo lamento, bem ao nosso estilo: "Segunda feira de novooooooo??????? Nãoooooooo"... E aí? o que podemos começar a fazer de bom nesse fim de semana? Então, para você, para mim e para todos nós: UM BOM FIM DE SEMANA!!!

(Samuel de Almeida)

Samuel Almeida
Enviado por Samuel Almeida em 05/01/2007
Código do texto: T337590