Reconhecer-se

Qual deve ser o caminho, a trilha, a seguir. São tantas as possibilidades para escolher, tantos são os passos por se fazer, tantas mais são as lições que podem ser aprendidas. A maior delas, o Amor, já nos foi passada, agora resta-nos apenas acionar, com coragem essa lição.

E como fazer? Como agir, conscientemente, pautado nessa lição de Amor? Pois bem, são muitas formas e o ser humano deve, por isso, assumir uma opção e nela trilhar seu caminho. Por isso que deve partir pela fidelidade, tornando-a como ponto inicial, pois ao assumir um compromisso, por dever, deve o indivíduo se doar integralmente, assumindo esse compromisso que escolheu para sua vida. Nesse ponto, passa a sentir a amizade. Descobre que é amigo daquele objetivo, o Amor, e que tem amigos, ligados a esse mesmo objetivo, amigos estes que trabalham, que agem centrados naquele objetivo.

Ora, reconhecendo isso, o ser humano torna-se responsável perante seus amigos e principalmente perante seu objetivo. Sabe que suas ações são voltadas para a manifestação desse objetivo, e por isso sabe da responsabilidade que assumiu. Ao mesmo tempo, torna-se paciente, pois o discernimento oriunda dessa paciência lhe mostra que seus atos são virtuosos e seu objetivo será alcançado, pois já é uma realidade para ele próprio.

Saberá analisar seus atos e sentirá qual é o melhor momento para agir, pois terá prudência ao caminhar, ao expressar sua opinião, ao fazer uma opção. Suas atitudes serão sempre moduladas, pois dentre todas opções que lhe surgem, haverá sempre uma decisão equilibrada, analisada, a qual será executada com a devida modéstia daquele que reconhece o melhor a ser feito.

Naturalmente sua força será reconhecida por aqueles que o rodeiam, pois estará baseado naquele princípio de Amor e suas ações serão realizadas com coragem oriundas dela. Será uma autêntica fortaleza, inabalável. No entanto, manifestará seu sentimento de forma sempre equilibrada. Saberá dar o tempero certo para suas atitudes, saberá ter temperança em cada um de seus passos.

Claro está que o respeito faz-se presente em todas as suas ações. E é natural, pois saberá reconhecer a importância de tudo perante o Todo, pois terá certeza que todas as manifestações são importantes e necessárias para a evolução. Saberá valorizar e compreender cada uma das manifestações. Será, por fim, humilde e através dele o Amor será manifestado.

E este ser, que se reconhece como ser humano e age voltado para esse objetivo de Amor, mostrará que a ação temperada com coragem é que transformará este mundo num Mundo bem Melhor.

Piracicaba, 15 de setembro de 2.004.

julianopd
Enviado por julianopd em 09/12/2011
Código do texto: T3379675
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.