Futuro, resultado do Presente

O futuro sempre foi o maior reservatório de esperança do ser humano. É no desejo de se ver melhor que o ser humano passou a acreditar que no futuro, por vezes distante, outras tantas mais próximo, sua vida será melhor, conseguirá algum ganho material ou sentimental, terá, enfim, a felicidade.

E o ser humano, cada vez mais, devota todas as suas esperanças no futuro sobretudo diante da situação atual da sociedade. A desesperança assola à imensa maioria das pessoas que apegam-se à ilusão de que o futuro trará a solução de todos os problemas, terá mais brilho, será melhor.

Assim, reiteradamente, o ser humano esperou do futuro a melhoria de sua vida, deixando ao destino, ao acaso, o rumo de suas vidas.

No entanto, claro está que o futuro é resultado das ações realizadas no presente. Se observarmos o desenrolar da vida, notaremos que o futuro é fruto das realizações anteriores. Nenhum fato é desencadeado ao acaso, ou mesmo desvinculado de outro fato precedente, mas sim fruto de uma realização anterior

Ora, cientes disso, notamos que o rumo de nossas vidas está em nossas mãos. Basta descobrirmos o que queremos e começar no presente a realização desses desejos. Assim veremos que as conseqüências do futuro serão frutos daquilo que vivemos hoje e depende apenas de nós a transformação de nossas vidas. Sabedores dessa verdade, qual seja, que somos senhores de nossas vidas e de nosso futuro, notaremos que tanto o presente, quanto o passado e o futuro, estão interligados, representando uma sucessão de experiências e aprendizados, resultados de nossos pensamentos, e que cabe a nós mesmos determinar os rumos de nossa vida.

Num certo tempo, chegará o ser humano a reconhecer a sua responsabilidade perante o mundo. Reconhecerá a importância de suas ações e passará a agir pautado em princípios virtuosos, com vistas a melhorar não só o seu mundo, mas todo ele. Diante desse reconhecimento, o ser humano não mais trabalhará apenas pensando no seu futuro, mas sim atento ao seu presente, pois o futuro será sempre a conseqüência de seu presente. Um presente pautado em princípios de respeito e honestidade, trará um futuro igualmente nesses mesmos princípios.

Esperar que algo fortuito, a eventualidade, ou atribuir à sorte, o destino do futuro, é abster-se da realidade e não assumir a nossa responsabilidade perante o mundo.

Se quisermos criar um mundo melhor, devemos assumir hoje a nossa responsabilidade e fazer neste dia o nosso melhor, pois o futuro será o resultado de nossas ações.

Piracicaba, 21 de julho de 2.004.

julianopd
Enviado por julianopd em 13/12/2011
Código do texto: T3386364
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.