O Pingo d’Água

Água, junção de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, elemento constituinte de três quartos do Planeta Terra, fonte fundamental para a manutenção e desenvolvimento da Vida.

Pois bem, de um simples pingo d’água muitas descobertas podem ser feitas.

Em primeiro lugar, quimicamente falando, a água é formada por um elemento altamente combustível, o hidrogênio, com um outro comburente, o oxigênio. No entanto, na presença desta mistura o fogo não consegue propagar.

Dessa união surge o elemento essencial para a manifestação da vida na Terra. Segundo algumas correntes científicas, é na água que a vida teria se iniciado. Baseado em reações químicas, compostos orgânicos teriam se formado nos mares, dando origem aos seres vivos. E mesmo hoje vemos a grande importância da água para os seres vivos. Na gestação dos mamíferos, os seres em formação ficam numa bolsa repleta de água, além de, naturalmente todos os seres vivos armazenarem grande quantidade de água para a própria sobrevivência. Eis, pois, mais uma importância da água, biologicamente falando.

A água se manifesta nos três estados da matéria. No seu estado gasoso, a água migra de região para região, propiciando as chuvas, fonte de vida que alimentará a terra e dará oportunidade para o crescimento dos vegetais, base da alimentação. No seu estado sólido, o gelo, reflexo de baixas temperaturas, encontramos grandes quantidades de água, seja nos pólos, seja nas grandes altitudes. Além desses lugares, podemos ainda encontrar este composto em sua forma sólida nos cometas e em outros planetas ou satélites, mostrando que este elemento não é um privilégio apenas terrestre. Já no seu estado líquido, o qual é característica de temperaturas mais brandas, a água é sinônimo de vida e, qualquer que seja o local onde apareça uma pequena corrente de água, a força da vida logo se manifesta, mostrando a grande dependência da água que vida possui.

Porém, apesar de sua grande importância, o que estamos fazendo com nossa água? É sabido que apenas uma pequena parcela da água do planeta pode ser consumida, pois o restante encontra-se nos mares. No entanto, pouco tem sido o cuidado do ser humano com ela e igualmente pouco respeito tem dedicado a este elemento vital.

Como estamos lidando com nossa água? Estamos cuidando de nossos rios, mares, lagoas e outras fontes de água com o devido respeito?

Pois bem, sabemos da importância da água sem, no entanto, respeitá-la. A água é uma fonte que, se não cuidada com respeito e gerenciada com ordenação e planejamento, esgotará e trará gravissímos problemas para a manutenção da vida em todas as suas formas.

Ciente disso, por que o ser humano não passa a respeitar a água e mudar a sua atitude perante este elemento e, conseqüentemente, com todo o planeta?

Eis que, de um simples pingo d’água muito pode-se descobrir e mais ainda, através dele podemos não só manifestarmos neste planeta, mas ver a beleza da vida nas suas múltiplas formas.

Pois bem, quando o ser humano se conscientizará na necessidade de velar pela água e passará a cuidar do planeta e de seus recursos com o devido respeito?

Piracicaba, 13 de julho de 2.003.

Giuliano Pereira D’Abronzo

Texto publicado na página eletrônica do “Jornal da Notícia”, de Portugal, na seção “A Sua Notícia”, em 15 de julho de 2.003, no endereço eletrônico: “http://jn.sapo.pt/seccoes/mensagem_n.asp?51807”, e publicado no jornal “A Tribuna Piracicabana” em 30 de julho de 2.003, página A2.

“Um Simples Pingo d’Água”

Água, fruto da junção de dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio, elemento constituinte de três quartos da superfície do Planeta Terra, é incolor e inodora, no entanto, é fonte fundamental para a manutenção e desenvolvimento da Vida.

Quem não conhece as propriedades e importância da água? A água pode assumir várias aspectos. Em baixas temperaturas torna-se sólida, também conhecida como gelo. O gelo que no verão é extremamente apreciado para se refrescar, além de representar grande fonte de renda, por atrair muitos turistas para se aproveitarem de suas propriedades. Basta observar as estâncias termais e a região praiana para se constatar esse fato.

Já no inverno, o gelo é o símbolo do frio, devido às nevascas, porém é igualmente fonte de riquezas, pois a neve encanta àqueles que a vêem e atrai turistas para contemplá-la. Gelo, que se concentra nos pólos e povoa até o imaginário das crianças, bem como atrai a atenção de cientistas para entender seu mecanismo.

Por outro lado, quando muito aquecida a água se evapora, formando as nuvens. Nuvens que trazem a fonte primordial da vida, a própria água, que volta à terra através das chuvas, dando continuidade ao ciclo da vida. E nesse processo a água é transportada para os mais variados recantos do planeta.

Quantas não foram as vezes que a chuva transformou-se numa benção em regiões secas.

Também podemos falar da água em seu estado líquido, predominante no planeta. A água que formam os lagos, correm pelos rios e desembocam nos mares. Sim, a água, que não só serve para dar continuidade à vida, mas que contempla o nascimento da maioria dos seres vivos existentes no Planeta Terra. Seja em águas doces ou salgadas, a vida se renova abundantemente, nas mais variadas formas, cores e tamanhos.

Com poucas palavras já podemos notar a importância da água, mas muito mais podemos observar. De um simples pingo d’água muitas descobertas e comentários ainda podem ser feitos.

Quimicamente falando, a água é formada por um elemento altamente combustível, o hidrogênio, com um outro comburente, o oxigênio. No entanto, curioso, na presença desta combinação química o fogo não consegue se propagar.

Como observado anteriormente, dessa união surge o elemento essencial para a manifestação da vida na Terra. Segundo algumas correntes científicas, é na água que a vida teria se iniciado. Baseado em reações químicas, compostos orgânicos teriam se formado nos mares, dando origem aos seres vivos. E mesmo hoje vemos a grande importância da água para os seres vivos. Na gestação dos mamíferos, por exemplo, os seres em formação ficam numa bolsa repleta de água, além de, naturalmente todos os seres vivos armazenarem grande quantidade de água para a própria sobrevivência. Eis, pois, mais uma importância da água, usando, desta feita, conceitos da biologia.

Até mesmo fora do nosso planeta podemos encontrar, em abundância, este composto em sua forma sólida; trata-se dos cometas, bem como de outros planetas ou satélites naturais, mostrando que este elemento não é um privilégio apenas terrestre. É do estudo da poeira cósmica, bem como da água encontrada fora do nosso planeta, que estudiosos tentam desvendar a origem da vida, e principalmente a origem do Universo. Acreditam eles que a chave para entender toda essa manifestação, toda a criação, está no entendimento desses composto.

No entanto, apesar de estar presente na forma sólida em vários recantos do Universo, percebemos que é aqui, e apenas aqui, que a encontramos em sua forma líquida, forma esta que é a base da manifestação da vida. Até hoje, em nenhum outro lugar foi observada a existência da água em sua forma líquida e parece que é nesse estado que as reações químicas proporcionam o aparecimento da vida. Parece haver uma forte ligação entre a existência da Vida com a água em seu estado líquido. Isso, é evidente, necessita de mais informações. Ainda estamos iniciando nossos estudos com relação à nossa presença no Universo e ao nosso papel perante toda a criação.

Aliás, a água é de tamanha importância que é usada como símbolo de purificação em algumas religiões, basta observar os rituais cristãos, que usam a água como renovação ou purificação, na cerimônia do batismo.

Porém, apesar de sua grande importância, o que estamos fazendo com nossa água? É sabido que apenas uma pequena parcela da água do planeta pode ser consumida, pois o restante se encontra nos mares, dificultando seu consumo. Não obstante, pouco tem sido o cuidado, a atenção do ser humano com ela e igualmente pouco respeito tem o ser humano dedicado a este elemento vital.

Como estamos lidando com nossa água? Estamos cuidando de nossos rios, mares, lagoas e outras fontes de água com o devido respeito? Será necessário perdermos toda as fontes de água para que possamos dar a elas o devido respeito, a devida importância? Precisaremos passar pela experiência de vermos as fontes de água de esgotarem e com ela minguarem as chances de perpetuação da Vida?

A resposta é facilmente verificada e não podemos dizer que é animadora. Vemos rios, outrora ricos em peixes, totalmente poluídos e nos admiramos quando uma forma de vida, qualquer que seja, tenta vencer esse quadro de abandono, de destruição. Vemos também rios que antes caudalosos agora raramente apresentam grande quantidade de água e por vezes chegam até a secar. Vemos manguesais, considerados um berçário natural, totalmente poluído, comprometendo a continuidade das espécies que vivem nesse ambiente. E esse quadro se repete em todas as fontes de água, em todos os recantos do planeta. Até nos mares o ser humano descarrega os mais variados desejos, comprometendo os seres ali viventes, bem como degradando um local de diversão.

Pois bem, sabemos da importância da água sem, no entanto, respeitá-la. É necessário abandonar o mito de que a água é uma fonte inesgotável, e essa mudança tem de ser imediata.

A água é uma fonte que, se não cuidada com respeito e gerenciada com ordenação e planejamento, se esgotará e trará gravíssimos problemas para a manutenção da vida em todas as suas formas. E notamos que esse alerta não é remoto. Ao contrário, percebemos dia após dia a diminuição das fontes de água, percebemos que está cada vez mais difícil encontrar fontes naturais de água que não estejam contaminadas ou comprometidas. O quadro, criado por nós mesmos, por nossa ausência de respeito perante a vida e perante o próprio ser humano, só poderá ser alterado quando nós nos conscientizarmos de que a mudança depende só da mudança de nossa atitude.

Seria muita irresponsabilidade imputarmos a terceiros a questão. O fato é que depende de cada um, através de sua atitude, para que possamos mudar o mundo. Basta notarmos onde estamos desperdiçando ou onde estamos sujando, sem a conseqüente limpeza para percebermos onde devemos começar.

Usar os recursos naturais, aproveitar deles as potencialidades que possuem é fruto da nossa inteligência, do nosso aprimoramento científico, da nossa capacidade de alterar o mundo. No entanto, devemos também usar a nossa capacidade, a nossa inteligência para preservar, pois assim a humanidade terá sempre esse recurso disponível.

Por isso tudo podemos perguntar: por que o ser humano não passa a respeitar a água e mudar a sua atitude perante este elemento e, conseqüentemente, com todo o planeta?

Eis que, de um simples pingo d’água muito podemos descobrir e mais ainda, através dele podemos não continuar nossa manifestação como seres vivos neste planeta, mas ver a beleza da vida nas suas múltiplas formas.

Pois bem, quando o ser humano se conscientizará na necessidade de velar pela água e passará a cuidar do planeta e de seus recursos com o devido respeito?

Piracicaba, 24 de fevereiro de 2.005.

julianopd
Enviado por julianopd em 13/12/2011
Código do texto: T3386367
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.