Liberdade para avaliar e avaliando com pluralidade.

O desprendimento destes arcaicos e conservadores métodos de avaliação que temos desde que existe a escola é uma manifestação de que é possível focar-se em novos métodos, diferentes modelos de avaliar a capacidade de aprendizagem dos alunos, até por que considerando que cada aluno é único, cada um também tem um processo diferenciado de absorver os conteúdos apresentados em sala de aula e sobretudo não podemos considerar que exista somente uma verdade absoluta para cada questionamento avaliador, nada é tão exato assim, ainda mais se tratando de ARTES.

O Professor da Universidade de Barcelona na Espanha Fernando Hernandez fez explanações consideráveis no evento sobre “Portifólios na Avaliação” realizado na USP em 2006 também em parceria da Professora Espanhola e Doutora em Educação Juana Maria Sancho, ambos autores de livros do gênero educativo. Pude questiona-los com relação à aplicação dos testes em todos os níveis de provas principalmente na seleção de candidatos a cargos públicos.

“Geralmente os professores não autorizam seus alunos a aprenderem” esta fala da Professora Juana destaca com importância a maneira que os professores muitas vezes conduzem as aulas que lecionam não considerando detalhes imprescindíveis dentro do roteiro didático de ensino.

Tiago Ortaet

31/10/2006