A Mulher e o Futebol em Nova Londrina

Ultimamente as discussões locais estiveram centradas aos espaços destinados ao desporto em nossa cidade. As considerações acerca desse assunto trazem a tona outra questão não menos importante, a Mulher e o Futebol Feminino em Nova Londrina.

Há algum tempo tínhamos um cenário futebolístico movimentado em nossa cidade, havia diversas agremiações esportivas que competiam entre si. E, a fim de alcançarem objetivos maiores uniam-se e levavam o nome da Rainha do Noroeste aos quatro quantos do Paraná.

Quando chegavam aos locais de competição, todos ficavam temerosos, ouviam-se cochichos “o time de Nova Londrina chegou”. Por onde passava o futebol feminino de Nova Londrina empunhava respeito por seu alto nível de competitividade. As equipes adversárias sabiam, mesmo antes de entrarem em campo, que um dos três primeiros lugares no pódio já pertenceria às meninas de Nova Londrina.

A “Seleção de Futebol Feminino de Nova Londrina” disputou por diversas vezes a Copa Integração no Município de Angélica MS; Copa Pegue Calce em Paranavaí, Taça Paraná da liga paranaense de futebol com jogos em Colorado, Paranavaí, Mandaguari, Nova Londrina e principalmente na cidade de Maringá no tão famoso Estádio Willie Davids.

A competitividade das atletas nova-londrinenses comprovava-se pelos constantes convites de cidades como Cianorte, Umuarama, Paranavaí, Maringá e Londrina que frequentemente garimpavam nossas atletas para disputarem competições a nível estadual e nacional.

Se fizéssemos um breve levantamento em estabelecimentos públicos, instituições de ensino, comércio e em outros locais da cidade, constataríamos e ouvíramos inúmeras histórias de mulheres que fizeram parte dessa época grandiosa de muitas conquistas do Futebol Feminino local.

Atualmente percebe-se que infelizmente houve um declínio em relação ao que tínhamos há alguns anos. Inúmeros fatores fizeram com que o futebol feminino em nossa cidade viesse a quase se extinguir.

Para reverter esse cenário desastroso, precisa-se com urgência implantar ações práticas administrativas, agir de maneira estratégica e dar maiores possibilidades ao Setor para desenvolver trabalho efetivo e permanente. Assim nossas meninas de todas as idades além de desfrutarem dos benefícios proporcionados por tal esporte, colocarão por onde passarem, o nome de Nova Londrina ao mais alto lugar no pódio.

Luciana Sanches
Enviado por Luciana Sanches em 22/12/2011
Código do texto: T3401589
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.