Sobre esta Pedra...

Há frases que realmente marcam um fato histórico, um acontecimento social, uma data ou podem mesmo representar algo em nível individual, frases estas que carregam não só a emoção daquele momento, mas que se perpetuam em razão de sua energia emotiva associada ao fato que representa.

Pois bem, o que podemos extrair da frase acima, ou melhor, início de frase? Há clara menção de que algo acontecerá sobre uma pedra. Se imaginarmos uma pedra, formada por cristais dos elementos químicos presentes na natureza, já visualizamos algo resistente, forte, duro. Assim é a pedra, e sobre ela podemos edificar.

Mas nessa frase parece existir mais do que simples menção pedra formada por esses elementos químicos. Há sim alusão a um outro tipo de pedra. Mas qual pedra?

No sentido figurativo, encontramos na natureza humana um outro tipo de pedra ainda mais dura do que as da natureza terrestre, o coração.

Como tem sido pontiagudo, duro, repleto de saliências e reentrâncias que machucam, magoam, ferem quem quer que se aproxime!

Parece que o coração tornou-se a mais sólida pedra, impassível à ação do tempo ou das experiências vividas, incapaz de visualizar a necessidade alheia, de notar as adversidades e as fraquezas de seus semelhantes, de sentir a possibilidade de existência de outros pontos de vista, outras forma de ver o mundo.

Afirmar que algo será construído sobre esta pedra significa que, apesar de todas as provas em contrário, ainda há esperança de que essa pedra não seja destinada à destruição, mas que tenha o fim nobre de construir, apoiar a construção de algo maior e mais nobre.

Edificar sobre esta pedra é, sem dúvida, o maior desafio que a humanidade já presenciou. A rebeldia dessa pedra e a incapacidade de se adequar a outras pedras torna-a o mais difícil instrumento de criação de um Mundo Melhor, mas a emoção que essa afirmação contém mostra que ainda é possível mudar essa pedra, o coração do ser humano.

É possível? Sim, é possível, mas para isso é necessário que haja reconstrução dos pilares dessa pedra. E que a humanidade construa uma nova sociedade pautada em princípios mais nobres que dêem à humanidade a certeza de um Mundo Melhor.

Piracicaba, 20 de agosto de 2.007.

julianopd
Enviado por julianopd em 23/12/2011
Código do texto: T3403091
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.