Um sonho, o ideal de uma vida

“Não com pancadas, mas com a mansidão e com a caridade deverá conquistar estes teus amigos. Põe-te, pois, imediatamente a falar-lhes sobre a fealdade do pecado e sobre a preciosidade da virtude.”

Nascido em 16 de agosto de 1815, João Bosco conviveu, desde sua infância, com a miséria, tristeza, fome, estado de total precariedade, na região do Piemonte, norte da Itália. Apesar disso, não se deixou contaminar pela situação que lhe envolvia; tornou-se o lírio da esperança, no pântano desiludido que o rodeava.

Aos nove anos, João Bosco teve um sonho que se tornaria no objetivo de sua vida.

Desde jovem deu atenção às necessidades sociais e procurou entreter jovens e adultos, solicitando-lhe, apenas, que rezassem e ouvissem palavras que introduziam princípios de fraternidade, respeito, amor, seguindo os conselhos de sua mãe.

Ao agir assim, dizia, sentia que sua vida, apesar de simples, parecia estar melhor.

Dificuldades não lhe faltaram na infância e na juventude, mas quando para muitos a esperança chegava ao fim, para João Bosco, no instante derradeiro, algo acontecia; seu desejo de trabalhar pelos jovens era inabalável, nada demovia o jovem João Bosco de seu objetivo.

Dedicar-se aos jovens, em especial através da educação, foi a máxima de sua vida. Acreditava que a educação era o caminho para a evolução dos jovens.

No seu incansável desejo de ajudar os jovens, João Bosco percorreu cadeias, bairros periféricos e fábricas, vivenciando a miséria física, mental e espiritual desses meninos. Os jovens precisavam de comida, mas também de apoio, de algo que lhes devolvesse a alegria e a esperança.

Surge, assim, o Oratório, marca da obra de João Bosco. No Oratório era dada instrução aos jovens, bem como permitia-lhes sorrir, sonhar, fato que não acontecia naquela época aos jovens carentes.

É fato que inúmeras foram as privações físicas e financeiras. No entanto, desejava, e a obra de sua vida demonstra isso, que os jovens tivessem princípios e que esses princípios propiciassem uma vida melhor para eles.

Incansável foi na realização de seu objetivo. Jamais teve dúvidas de que realizaria esse desejo. Em toda sua vida havia apenas um único objetivo, dar aos jovens a chance de ter uma vida melhor. Para tanto, dizia sempre, era necessário dar-lhes ferramentas, através da educação, para que construíssem um mundo melhor para eles próprios e assim mudassem o mundo.

Assim Dom Bosco serviu de exemplo, no seu tempo e no posterior de que, acreditando, agindo e tendo um único e real objetivo, é possível mudar o mundo, mudando o ser humano.

Piracicaba, 21 de janeiro de 2.008.

julianopd
Enviado por julianopd em 23/12/2011
Código do texto: T3403095
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.