Ser-jovem em Nova Londrina

Quando nos reportamos à temática “Jovem, seus direitos e representabilidade” nos deparamos com a ausência de políticas públicas e investimentos a faixa etária delimitada que compreende a fase da juventude em nossa cidade e país. Recentemente dados do IBGE mostram que o Brasil está entre os países com o maior contingente de jovens entre 15 e 30 anos, em Nova Londrina segundo o Censo (2010), a população nessa faixa etária equivale a cerca de 13% do total de habitantes.

Entretanto, apesar de termos números expressivos de jovens em Nova Londrina ainda é escasso e insuficiente as iniciativas governamentais referentes ao esporte, cultura e lazer destinadas a esse público, mesmo esses direitos estando previstos na Constituição Federal.

Observamos em nossa cidade que os jovens de melhor condição financeira freqüentam clubes prestadores de serviços, onde têm acesso a várias modalidades esportivas e opções de lazer, ainda esse mesmo contingente de pessoas tem maiores possibilidades de estarem em contato com a cultura, como cinema e teatro disponibilizada em centros maiores.

Já a grande maioria dos jovens nova-londrinenses (15 a 30 anos), depois que deixam de estarem vinculados a algum estabelecimento de ensino da cidade (mesmo que insuficiente dispõe de alguns projetos evidenciando a cultura e esporte) têm como opção de lazer aglomerar-se pelas avenidas da cidade, outros se organizam financeiramente e praticam algumas modalidades esportivas, a cultura nesse sentido resumisse apenas na programação televisiva.

Sabemos que em Nova Londrina há inúmeros profissionais capacitados suficientemente para desenvolver grandiosos projetos que inclua toda a juventude de nossa cidade tanto na área da cultura e do esporte vindo assim consequentemente proporcionar o lazer. Entretanto não se sabe ao certo porque as ações desses profissionais são tão limitadas e muitas vezes inexpressivas.

O Projeto de Lei 125/2011 apresentado pelo legislativo que visa à criação do Conselho Municipal da Juventude no município de Nova Londrina se for sancionado pelo prefeito traz-nos a esperança de que possa haver participação direta da comunidade, na formulação e no acompanhamento das políticas públicas direcionadas a juventude.Podemos afirmar que a constituição do Conselho Municipal da Juventude, possibilitará aos jovens nova-londrinenses serem protagonistas de suas políticas, terem representabilidade perante o governo municipal e definir quais áreas são prioridades a receberem recursos públicos. Ainda, a criação desse Conselho pode vir a ser o primeiro passo para implantação de uma Secretaria Municipal da Juventude em nossa cidade.

Luciana Sanches
Enviado por Luciana Sanches em 25/12/2011
Código do texto: T3405588
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.