Nem menos, Nem Mais, Apenas Iguais

A pouco menos de um ano das eleições municipais as agremiações partidárias não mediram esforços para filiar novos membros à suas siglas. A corrida foi mais acirrada para a filiação de mulheres, visto que atualmente os partidos devem preencher contingente específico do sexo feminino. Entretanto, apesar da obrigatoriedade de candidaturas femininas, ainda é pouco o número de mulheres concorrendo a cargos públicos.

Tomemos como exemplo a cidade de Nova Londrina, na última eleição municipal teve um número de candidaturas femininas muito aquém das masculinas. Pode-se afirmar que praticamente muitas mulheres foram inscritas como candidatas ao legislativo somente para cumprir o que determina a legislação atual, e preencher a cota feminina obrigatória da legenda. Dentre aquelas que concorram apenas uma conseguiu se elegeu e ocupa uma cadeira em nossa câmara.

A primeira vez que as nova-londrinenses vieram a ter representabilidade na Câmara de vereadores foi em 1977 onde a Senhora Ivanira de Lima Vale Bianchi foi eleita com 170 votos. De lá para cá em mais de meio século de emancipação política de nossa cidade, apenas quatro mulheres ocuparam cadeira no legislativo.

Tal situação de disparidade é evidenciada quando confrontamos os números populacionais. De acordo com o senso realizado em 2010 a população feminina do município de Nova Londrina representa cerca de 50,8 dos habitantes contra 49,2 de homens, ou seja, dos aproximadamente 13.067 habitantes contatados, 6.642 são do sexo feminino e 6.425 do sexo masculino.

Apesar de a população masculina ser minoria em Nova Londrina ela concentra praticamente “todo” o poder, uma vez que das 9 cadeiras na câmara de vereadores 8 são ocupadas por pessoas do sexo masculino, o mais alto cargo do executivo é ocupado por um homem; no primeiro escalão do governo municipal, cargos comissionados e secretariado há dominação maciça de senhores e as mulheres nesse sentido ficam com pouca ou nenhuma representação.

A representabilidade feminina em todas as esferas, principalmente no que tange ao município de Nova Londrina representa olhar político sensível às necessidades educacionais, com aumentos de vagas em Instituições de Educação Infantil, implementação de programas da saúde da mulher, suplementação ao acompanhamento de gestantes, desenvolvimento de políticas públicas de geração de emprego e renda, além de melhorias em todos os demais segmentos sociais.

Nós mulheres almejamos uma sociedade mais justa e igualitária para todos, onde possamos juntos com nossos pais, irmãos e companheiros construir uma Nova Londrina melhor, permeada pela igualdade de direito e justiça social. Para isso, não queremos ser nem menos, nem mais, apenas Iguais!

Luciana Sanches
Enviado por Luciana Sanches em 26/12/2011
Código do texto: T3406942
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.