A Paz é possível?

Dentre tantos objetivos almejados pelo ser humano, podemos dizer que a Paz encontra lugar de destaque. Não obstante, a história é repleta de situações opostas a isso, através de guerras, tensões, violência, dentre outros. Ocorre que, apesar de buscar tanto a Paz, de fato, o ser humano somente entende por paz o momento quando os valores e o modo de ver do mundo estão de acordo com os interesses do próprio indivíduo. Qualquer coisa ou atitude que fuja desse entendimento gera desarmonia e, consequentemente, termina o estado de paz.

Falamos de forma individual. No entanto, na esfera coletiva ocorre o mesmo fenômeno, ou seja, a Humanidade segue a mesma razão. Somente há estado de paz quando as demais nações agem conforme o que é almejado por determinado país, em dado momento histórico-sócio-político. Caso contrário, temos guerras.

Assim de momentos pacíficos a belicosos, vemos a insatisfação do ser humano se exteriorizar. Parece que se busca impor um modelo de paz, baseado na supremacia de uma verdade, verdade esta relativa ao modelo sócio-político assumido, ou pela verdade relativa que um indivíduo adquire ao longo de sua vida. Dessa forma, ou seja, torna-se difícil que um indivíduo ou uma nação aceite a opção dos demais.

E será possível a paz nessa razão? É evidente que não.

A Paz não é fruto de imposição de uma verdade relativa, incapaz de compreender e respeitar a opção dos demais. Essa situação longe está do conceito de Paz. O que existe realmente é submissão.

A Paz só se exterioriza quando houver compreensão. A partir do momento que passa o indivíduo a compreender e respeitar as opções dos demais e reconhecer suas opções, aí vive-se o estado de Paz.

A Paz surge como consequência natural de quem se reconhece e de quem sabe respeitar a opção dos demais seres humanos. Suas atitudes manifestam o estado interior, fruto de quem se reconhece. Compreende os demais e age pautado no princípio do respeito.

Não se impõe, nem com o uso da palavra ou da força bruta, mas torna-se exemplo vivo do que defende e de seus princípios. Há aí o estado de Paz.

A Paz, pois, torna-se natural e não se estabelece através de imposições, ou mesmo requer armas para sua manutenção. A Paz surge como consequência do respeito.

A Paz é possível, mas requer que o ser humano esteja em Paz consigo mesmo, para exteriorizar num Mundo Melhor.

Piracicaba, 13 de março de 2.009.

julianopd
Enviado por julianopd em 30/12/2011
Código do texto: T3413792
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.