Nova Londrina: Ano Letivo 2014

No próximo dia 10 de fevereiro iniciamos o ano letivo de 2014, nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (creches) de Nova Londrina. Entretanto, os professores da rede voltam à ativa a partir de 3 de fevereiro. Nesse primeiro momento, os profissionais da educação participam de cursos de capacitação, palestras e discussões acerca de temas relacionados ao universo educacional. Sabemos que todo início de ano letivo é esperado com ansiedade tanto por pais, alunos e professores.

O primeiro dia de aula para alguns pais representa um momento especial. Começam a perceber que seus filhos estão deixando de serem bebê e começando uma jornada longa. Para outros o ano letivo representa apreensão e angústia por ter que deixar suas crianças tão apegadas quatro horas longe de seus alhos. Mas independentemente do rol de sentimentos que florescem em seu interior, tanto pais, mães, avós ou qualquer outro responsável pela criança sabe o quão importante o é ingresso dos pequenos na Escola.

Para os alunos (principalmente da Educação Infantil) o início das aulas envolve um amontoado de novas sensações e experiências. É o segundo “rompimento do cordão umbilical”, onde ocorre a frustração de deixar o ambiente familiar, ao mesmo tempo o prazer de interagir com outras crianças em um espaço novo a ser descoberto e explorado. Ainda, há aqueles que esperam essa data com entusiasmo, ansiosos para usar seus cadernos novinhos, lápis coloridos e tesouras afiadas.

Os professores no início do ano letivo também ficam ansiosos para conhecer seus novos alunos. Dias antes, organizam a sala, constroem cartazes, fazem o alfabeto, cantinho do aniversariante, trocam toda a decoração. Transformam o local da aprendizagem em um lugar aconchegante e estimulador, para que os alunos sintam prazer em estar na escola. Pesquisam e preparam cuidadosamente os conteúdos a serem aplicados no decorrer do ano, a fim de proporcionar e desenvolver da melhor forma possível seu trabalho.

Sendo assim, desejamos a essa tríade (pais, alunos e professores) que o ano de 2014 seja tão produtivo como foram os anteriores. Que os pais acompanhem ainda mais vida escolar de seus filhos, e os alunos se dediquem plenamente para que possam adquirir conhecimentos e aproveitar tudo o que a Instituição Escolar tem a oferecer. Aos professores e educadores de Nova Londrina ainda mais sucesso, que possam cumprir suas metas e atingir seus objetivos pessoais e profissionais. E ainda que continuem reivindicando seus direitos, pois, sabemos que educação de qualidade perpassa pelo viés da valorização profissional.

Luciana Sanches
Enviado por Luciana Sanches em 25/01/2012
Reeditado em 01/02/2014
Código do texto: T3461806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.