O patriotismo ou educação? “Ouço falar por aí que....”

Sabemos que o perfil do eleitor brasileiro está mudando, isto se dá a evolução contínua da democracia brasileira que custou (ou está custando) a entender o verdadeiro sentindo desse incrível sistema político. A boa educação (não no sentido de cordialidade) tem a sua importância na disseminação da democracia. Mas o poder de influência da ciência e o uso dela (propiciado por uma determinada sociedade) separam em tese, a qualidade dessa rica organização social em seus níveis de estágios de evolução. Já ouvimos muitas vezes falarem por aí que “o Jovem não quer nada com nada”, entretanto reformulo que - o jovem não quer ser cúmplice da política corrupta que ainda encontramos em nosso país - muitos políticos afirmam que o Jovem não quer se envolver no meio político, pois, os de hoje não têm mais ideologias ou espírito patriótico. Lembramos sempre que duas guerras mundiais foram baseadas no espirito insano de “patriotismo extremo”. Eu não quero ser chamado de “um bom brasileiro”, antes que me chamem (que de fato seja) um bom ser humano. Se for pra ser “patriota” que seja patriota da natureza ou da paz ou do que for. Mas que nunca venha destruir a liberdade de nem um povo sequer.

Dizem também por aí que o Jovem não se manifesta mais, (que burrice) parecem que não veem que atualmente a Juventude manifesta-se tanto quando em qualquer outra época. Ou esquecem que está acontecendo no Oriente Médio! E na explosão “criativa” das novas tecnologias na área da informática, publicidade, esporte e arte? Somos aqueles que sempre ouvimos que “as drogas são ruins e que matar é errado”. Em contradição, testemunhamos os que dizem isto são mesmos que não acreditam nos jovens e chamam de "alienados". Que nos roubam o tempo, dando para nós uma educação falha, enganando a maior parte desses jovens de escolas públicas que pensam que estão aprendendo algo de fato. Sendo que muitos não sabem nem a aplicabilidade de conteúdo no mercado de trabalho ou porque foi inventada tal coisa. Não dando tais explicações simples, com a desculpa de que “vocês verão isto na faculdade ou se você quiser se especializar”. Graças aos deuses da tecnologia que existe internet. Contudo, nem todos ainda têm o possível acesso arbitrário desta dádiva.

O investimento na educação é necessário para o bom uso da democracia, e isto feito, não possamos mais ouvir (pelo amor de Deus! Ou amor de qualquer outra coisa) que “bom era o tempo dos militares (ditadura) que não tinha toda está violência e essa roubalheira e era muito melhor assim, podia voltar aquele tempo”. Nos dias de hoje, (velho dito de evolução) não é item de luxo um aluno ter acesso à internet. É necessário conhecer e ter acessibilidade as tais tecnologia. Para desenvolver uma ciência ouobtenção e desenvolvimento da mesma. Isto é até “pleonasmo”, falar que “a evolução vem no investimento da educação”. Pois, investimento em educação resulta automaticamente em evolução em todos os aspectos. Enfatizo que o dever de educar como ouvimos por aí não é só dever de um determinado pai ou mãe para com seu filho. O filho do vizinho o até o adulto mesmo é responsabilidade sua, e de todos nós, sejamos nós do neoliberalismo ou da "presente sempre atuante governo" em nossas vidas. Todos nós somos responsáveis por esta merda.

Entrementes, se faz urgente definir o que vamos querer ser nesse mundo; um país promissor no futebol, um que tinha tudo pra dar certo. Mas...., o inerte porem de boas pessoas, um de mulheres bonitas, Amazônia e carnaval, ou um país de verdade? Vamos decidir se queremos votos facultativos, políticos sérios que trabalhe para o bem comum; escolas que ensina a aprender e a pesquisar em tempo integral; Um país que saiba fazer bom uso do dinheiro que arrecada dos faraônicos impostos; entender e por em prática de que qualidade de vida se da em economia e bom uso dos recursos naturais e que é mais fácil você alimentar duas crianças do que dez e de que respeitar o limite do outro e renunciar a algumas coisas para não entrarmos em caos é uma necessidade de todos. Ou que está ótimo.A impressa ser acuada para não denunciar, de que o PAC foi um ótimo negócio, que desviar vinte milhões dos cofres públicos é normal e que deve ser punido administrativamente e que aumentar os salários dos parlamentares em 100% é mais que justo. Já que o Brasil aumentou muito as suas economias (depois ninguém sabeporque tanta greve pra aumentar 6% o salários de funcionários). E ai o que vai querer?