AS QUATRO FACES DA MENTIRA E SUA PERNA CURTA

A mentira hoje em dia é algo muito comum, tornou-se algo que a sociedade precisa para existir. A mentira, ao contrário do que muitos pensam, pode ser contagiosa, pois, depois de uma mentira, outras chegarão. E além desse ciclo de mentiras, outras pessoas são arrastadas para essa corrente. Pessoas acham mais fácil mentir para conseguirem o querem, por medo das consequências ou por aceitação em meio a sociedade, e em muitas vezes essa mentira perde o controle, resultando em algo ruim não só para quem mentiu quanto a quem estava no meio. Algumas pessoas que mentem não agem de forma mal intencionada, contudo, outros fazem conscientes do erro. Para entendermos melhor o contexto mentira, analisemos suas quatro faces.

A primeira face da mentira é quando ela é considerada uma doença, ou seja, quando causa para a pessoa que mentiu e para outros prejuízos, e quando ela já se torna algo de extrema importância para viver. A segunda face da mentira é quando ela pode ser um problema moral, mais especificamente quando utilizada, em muitas vezes, como forma de proteção. Um exemplo da mentira sendo um problema moral são as mentiras contadas na televisão por Roseana Sarney cuja ela desmentiu no horário político. A terceira face da mentira é quando ela é considerada uma necessidade; quando é usada para auto defesa. E a última face da mentira é ela ser uma brincadeira, como por exemplo o 1º de Abril, dia em que inúmeras pessoas contam as 'mentirinhas' e muitas das vezes nesse caso, a mentira não chega a prejudicar as pessoas.

A melhor coisa a se fazer é sempre buscarmos a verdade, pois a mentira sendo uma doença, problema moral, necessidade ou brincadeira, pode levar um indivíduo ser uma pessoa sem identidade, sem moral, sendo uma pessoa com inimizades e as mentiras podem aos poucos fazer parte das nossas vidas conforme a variação que a usamos. Não existe isso de mentira pequena e mentira grande; mentira é mentira, não importa a gravidade, e ela sempre trará consequências. Buscando a verdade, acredita-se que a pessoa estará bem com seu prazer de vida, será íntegro e digno de um cidadão.

MichaelaHelena
Enviado por MichaelaHelena em 22/03/2012
Reeditado em 22/03/2012
Código do texto: T3569529
Classificação de conteúdo: seguro