DESACELERAR PARA PRESERVAR

O uso dos recursos naturais no futuro está ameaçado porque a sociedade humana, ao mesmo tempo, reduz a biodiversidade e acelera o ritmo de mudanças na Terra. Pode-se dizer que estamos diante de um problema antigo que vem desde quando as florestas foram destruídas para construção de lavouras. O homem vai em busca de matéria prima, mas acaba que esgotando os recursos naturais. Todo esse problema na conquista de um sistema, o capitalismo que visa o desenvolvimento.

Para conciliar os dois interesses em destaque, precisa-se modificar a matriz energética brasileira, denominada petróleo cuja exploração está acabando, literamente, com o nosso planeta. Outra medida a ser tomada é a utilização de recursos naturais mais viáveis gerando menor impacto ambiental, com outras palavras, desacelerar nosso desenvolvimento para preservar o planeta.

Foi apresentado na reportagem do Globo Rural de domingo, dia 26 de outubro de 2008, um grande exemplo de conservação hídrica. Este ocorre em Nova York, Estados Unidos. As pessoas bebem água pura da montanha e direto da torneira. O governo de Nova York investe nas fazendas que beiram o rio, proibindo qualquer tipo de poluição por parte dos proprietários rurais.

Dada a tese, pode-se concluir que conscientizando os seres humanos a preservarem nossa 'casa', restabeleceríamos a saúde do nosso planeta e garantiríamos nossas descendências.

Mudar a matriz e a cabeça do ser humano não é fácil, mas é uma medida que deve ser concluída. Portanto,comecemos a colocar em prática projetos como o Protocolo de Quioto, programas de reciclagem, reflorestamento e outros. Afinal...a preservação da nossa Terra é a garantia da nossa existência.

MichaelaHelena
Enviado por MichaelaHelena em 22/03/2012
Código do texto: T3569539
Classificação de conteúdo: seguro