O preconceito e a favela

A civilização moderna encontra-se submersa no mundo dos dogmas sociais, e como consequencia desses tipos de pensamentos surgem os preconceitos,tais como a ideia de que na favela só existem pobres, marginais, prostitutas, e qualquer outro tipo de pessoa sem nenhum aspecto de que possa ser atribuído respeito.

Não,não é bem assim que as coisas funcionam.Que fique claro: dogmas sociais são ideias consideradas como certas, inquestionáveis sobre determinada classe social. Mas por que isso acontece ?

Em relação à favela, a resposta está na História,logo a partir do início do sistema capitalista com a associação de pobreza à falta de caráter. E no decorrer dos anos, passando a um conceito que se resume na equação: pobreza + falta de caráter = violência.

Porém, essa ideia está completamente carregada de preconceitos. Isso por que deve ser considerado que a favela não é um local homogêneo, começando pelos tipos de moradias nela existentes. A própria geografia espacial desse local nos revela que, se as moradias são diferentes entre si, então as pessoas que ali vivem, também partilham dessa diferença.O que se vê é uma heterogeneidade dentro desses locais.E se há diversidades, significa que os moradores possuem rotina, cotidiano, paz social e, principalmente, o que muitos de fora ignoram, valores morais.

É claro que não se pode ignorar o fato de que há pobreza,crime ou tráfico nas favelas,mas constata-se problemas desse tipo até mesmo nas classes sociais mais altas - e isso porque julgam-se serem superiores.

Conclui-se,portanto,que o preconceito - seja a qualquer pessoa devido sua classe social - é a ignorância em seu estado mais bruto.Logo, a ignorância é a falta de conhecimento ou interesse sobre algo, que impede o ser humano de se sensato em relação a outros seres humanos.

percevejo
Enviado por percevejo em 30/03/2012
Código do texto: T3584882
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.