Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda



Texto

A IMPORTANCIA DO ATO DE LER

Assim como Paulo Freire sustenta que a leitura não se limita apenas a decodificar códigos e repetição de fonemas, mas que o  ato de ler difere ao de interpretar ; ele também salienta que o aluno tem suas próprias características dominadoras  e experiências , podendo usá-las  no ato de ler com sagacidade,  e escrever bons textos, compreende-se que:
Há dois tipos de leitores: aquele que ao ler revive o acontecimento, como se ele estivesse fazendo parte da história; consegue interpretar o texto, fazer uma resenha ou resumo, e se necessário uma intertextualidade, viajando na leitura, conseguindo extrair o necessário para formar outro texto e assim sucessivamente. Usa sua linguagem, não se limita a copiar nem apenas a decodificar a idéia do autor, mas busca subsídios necessários para ser um bom leitor e escritor. Consegue exprimir no papel o que  a sua alma sente ao ler um texto. Este, não será somente um bom leitor, mas também um bom escritor.
E o segundo tipo de leitor, é aquele que se fundamenta apenas a ler  aquilo  que lhe foi imposto.  Sua interpretação de texto é pobre. Seu resumo muito técnico, mediante o que lhe foi  pedido, e dificilmente conseguirá fazer uma intertextualidade entre outros textos. Por não buscar outras formas de leitura, dificilmente será um bom decodificador, pois não tem o hábito da leitura no contexto geral, sendo assim, não será um bom  escritor.
“E leitura, edifica a escrita. A leitura é um leque para um mundo de sonhos, fantasias e invenções”.
Acredita-se que muitos leitores, entendem o texto e  conseguem explicar verbalmente, mas, ao escreverem-no , não administram de forma coesa e sucinta. Dessarte torna-se um texto cansativo, onde o tema a ser explanado se desvencilha entre o emaranhado de palavras, fazendo-o perder o sentido esperado.


Elen Viana
Enviado por Elen Viana em 15/04/2012
Código do texto: T3614644
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Elen Viana
Americana - São Paulo - Brasil, 48 anos
104 textos (37371 leituras)
3 e-livros (370 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/14 20:48)