Dialogo

Apesar de se saber que o diálogo é essencial no cultivo de relações saudáveis e pautadas no respeito mútuo, a verdade é que poucos realmente se dedicam a aprender a dialogar.Muitas pessoas dizem que dialogam mas, na verdade, não sabem conversar e, quando estão, supostamente, conversando, elas apenas falam o tempo todo e não escutam o que os outros querem dizer, além de tentar impor o que acreditam ser correto, sem dar aos demais a oportunidade de se expressar. Desta forma, as relações vão se empobrecendo e desgastando.

Quando alguém não quer nos escutar e entender o que queremos falar, pode passar a impressão de que não se importa com o que é importante para nós nem considera o nosso ponto de vista, ou seja, só o que elas pensam e acreditam ser o certo é relevante. Além disso, se a pessoa fala sem nos dar espaço para que comuniquemos o que sentimos ou pensamos, ela exerce um tipo de opressão, como se não tivessémos o direito de expor nossas opiniões e pensamentos.

Pessoas que não permitem que os próximos a elas falem mostram que não sabem o que é diálogo porque, para que o haja, é necessário que nenhum interrompa o que está falando, dando-lhe o tempo que este julgar suficiente para se explicar e demonstrar como entende as situações da vida. É preciso que não a façamos se sentir angustiada.

Também não há diálogo quando um recebe de má vontade o que o outro fala, agindo como se o fato de alguém pensar diferente fosse errado. Deve-se sempre admitir que todos têm o direito de pensar como querem e, se achamos que estão errados, devemos usar argumentos inteligentes para convencê-los, não falando com rispidez como se fosse estúpido e incapaz de nos entender.

Enfim, o diálogo é essencial a toda e qualquer situação. Saber conversar é uma das maiores aprendizagens com que o ser humano deve se comprometer em sua existência.