Funil

A falta de oportunidades no mercado de trabalho da iniciativa privada faz com que casa vez mais pessoas lancem mão do concurso público como método de conseguir o primeiro emprego ou manter-se trabalhando.Por conta disso as disputas estão cada vez mais acirradas.

Todos os anos,milhões de jovens são despejados em um mercado de trabalho saturado e incapaz de absorver tanta mão de obra desqualificada e sem experiência.

Há também aqueles que não são tão jovens assim.São profissionais com a experiência que as empresas exigem,mas com idade fora de seu padrão de admissão.Para esses,conseguir um emprego também não tem sido uma tarefa fácil.

Para os que se encaixam em qualquer um dos casos acima descritos,a saída tem sido a disputa acirrada nos concursos públicos.São milhões de pessoas se acotovelando para garantir um número proporcionalmente pequeno de vagas.Afinal de contas,não é preciso ter experiência e a idade não pesa.

Analisando bem,o que aconteceu não foi nada mais do que a transferência da concorrência da área privada para a pública.Há uma necessidade urgente de que uma política de criação de empregos seja uma prioridade que resulte em mais oportunidades para todos os membros da sociedade.

Jorge Desosy
Enviado por Jorge Desosy em 02/02/2007
Código do texto: T367280