O problema da inclusão

Ultimamente, tem havido muita discussão a respeito da inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas regulares. A princípio, esta parece ser uma medida maravilhosa, a vitória sobre o preconceito mas, se analisarmos a fundo, veremos que, na prática, colocar essas crianças nas escolas comuns pode acarretar sérios problemas e talvez elas sofram mais do que se fossem colocadas em escolas especiais.

Em primeiro lugar, grande parte dos professores e diretores não tem preparo para lidar com uma criança surda, cega ou com síndrome de Down e é necessário admitir que elas precisam de mais ajuda do que as que não têm essas características. Não se trata de dizer que elas não possam aprender ou ter sucesso escolar mas sim que elas vão necessitar de gente treinada para atender a elas. É inútil colocar uma criança surda numa classe regular se o professor não sabe LIBRAS. Como essa criança acompanhará o professor? Ele pode estar com muita boa vontade mas não conseguirá dar assistência a ela. Também se deve salientar que professores podem ser preconceituosos e acabar por excluir essas crianças, achando que é desperdício de tempo se esforçar em ajudá-las.

Outro perigo é a possibilidade de uma criança com necessidades especiais vir a ser discriminada pelas outras crianças. Infelizmente, vivemos numa sociedade que não aceita os considerados diferentes, que prefere agir como se eles não existissem. A sociedade, no geral, não quer se adaptar a eles, porque impera o preconceito de que todos têm que corresponder a um padrão para ser considerados normais. Gente cega, surda ou cadeirante não se enquadra nesses padrões. Portanto, a maioria das pessoas prefere ignorá-las ou tratá-las como seres absurdos. Além disso, na sala de aula, os colegas de turma poderão se ressentir porque o professor, na tentativa de ajudar a criança com mais necessidades, acabará dando mais atenção a ela. Normalmente, crianças são preconceituosas.

A inclusão seria uma ótima ideia se todos os professores fossem treinados para lidar com diversos tipos de alunos e as pessoas recebessem, desde cedo, uma educação que as ensinasse a tratar todos com igualdade e respeito.Como não chegamos a esse grau de evolução, é melhor que crianças com deficiências sejam colocadas em escolas preparadas para elas, onde os professores saberão atendê-las e elas não serão discriminadas como anormais. A deficiência, física ou mental, não é incapacitante mas, lamentavelmente, a grande maioria das pessoas não tem sensibilidade para lidar com quem as possui. Todos têm direito a receber educação, respeito e a viver em sociedade, interagindo com os outros seres humanos mas, enquanto houver preconceito, é melhor que as crianças com necessidades especiais estudem em instituições onde serão melhor preparadas para enfrentar o mundo.