Cultura de massa, democratizante ou empobrecedora?

A produção cultural feita e divulgada para as massas, ou seja, uma cultura que é feita e divulgada principalmente pela mídia e que tem como principal objetivo à obtenção de lucros e à padronização da cultura popular possui pontos favoráveis e desfavoráveis, pois é democratizante e empobrecedora ao mesmo tempo.

A cultura de massa é democratizante pelo fato de que garante à população um maior acesso ao conhecimento sobre a sua cultura em si, e isso de certa forma é vantajoso, pois grande parte da população tem acesso a sua cultura pela mídia, por exemplo, que mesmo tendo outro objetivo, muitas vezes é um grande aliado à população; um bom exemplo disso são as campanhas sobre o uso de preservativo, que fornecem informações essenciais sobre a prevenção a AIDS.

Porém, essa cultura de massa é empobrecedora a partir do momento em que impõe novas características a uma determinada cultura com a finalidade de seguir os anseios do capitalismo, ou então quando padroniza uma cultura local sem respeitar as minorias étnicas, alienando a população. Um bom exemplo disso são as propagandas de cerveja, que procuram mostrar ao brasileiro que beber é algo natural, cultural e “muito edificante”, porém, sem se preocupar com o número de alcoólicos que cresce a cada dia, ou com o número de famílias que estão sendo destruídas por causa do álcool, ou com o número de acidentes de carro causados pela ingestão do mesmo, mas sim em encher os cofres das cervejarias.

Com isso, é necessário que o cidadão brasileiro desenvolva um maior senso crítico quanto à cultura que é imposta a ele, para aproveitar o que for bom e plausível e “jogar fora” o que for “lixo”, para não se tornar escravo de uma cultura “massificante” que vem manipulando a vida de milhões de pessoas.