A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

É de grande importância, a pesquisa na formação do educador. Pois além de estimular a investigação, a indagação e a reflexão ela visualiza novos horizontes do aprender e do ensinar aprendendo.

A prática da pesquisa deve ser perpetuada além da formação do educador. O educador deve aprender e colocar em prática o processo de investigação em todos os locais onde ele encontra-se inserido.

Com esta postura o educador cria uma rede de conhecimento,pois investigando,indagando e explorando ele dá conhecimento aos seus alunos, recebendo de volta novos conhecimentos. Propiciando norteamento aos caminhos que serão descobertos por seus alunos.

Com isto, também o professor faz uma reflexão dos métodos e práticas ensinadas, avaliando o seu êxito.

L. STENHOUSE (1975) “O professor precisa se constituir no pesquisador da própria prática, encaminhando crítica e sistematicamente a sua atividade, de modo a identificar os eixos estruturantes de cada situação de ensino. Cada sala de aula deve se converter em um laboratório e que cada professor se constitua em um investigador.”

ELLIOTT (1991,1998) defende que o professor pode através da pesquisa melhorar sua prática educativa, a partir de sua própria escola, dentro de sua sala de aula, sem dispensar o rigor e a complexidade que um processo de pesquisa exige. Mas, em contrapartida, acentua que o objetivo da pesquisa pelo professor não deve ser o de gerar elevadas teorias sobre educação, mas sim o de gerar um saber prático. Parte da compreensão de que o saber prático é o que possibilita as pessoas a serem capazes de compreenderem e articularem os problemas por elas confrontados quando realizam determinadas atividades, sendo capazes de encaminharem soluções apropriadas.

A prática é também, um espaço de criação e reflexão, o professor pode produzir conhecimento a partir da problematização da sua prática, encaminhada por um trabalho de pesquisa.

CARLOS SOUZA

CSouza
Enviado por CSouza em 11/06/2012
Reeditado em 16/05/2014
Código do texto: T3718967
Classificação de conteúdo: seguro