ASTRONOMIA...LUZIRMIL INQUIRINDO - ANO 1952

-Seu Elias, conta-me assuntos sobre a Lua.

-Pois sim. A lua é uma pequena Terra. Se você estivesse lá, verias

nosso planeta como uma grande lua.

-Por que ela não cai na terra?

-Existe uma lei, meu caro menino, chamada Lei da Gravidade. É uma energia existente nos corpos, desde os mais pequenos, aos maiores; ela está presente em cada partícula de qualquer matéria.

-Mas qual a dependência, nessa força, para manter a lua no alto?

-A profundidade do espaço é imensa. A força da gravidade parte de longínquos pontos do Universo, das grandes estrelas, estas dominam um campo muito vasto em torno de si. Neste campo há uma infinidade de corpos menores, quer estrelas ou planetas. O fato é que há uma balança controlando a força gravitacional de todo o cosmos.

-O que significa Cosmos?

-Eu penso que deve ser semelhante uma rede, contendo aqui e ali

alguma coisa presa. Ele é semelhante um tapete voador, leva todas as galáxias para onde quer que vá.

-Interessante. Para onde está indo o cosmos?

-Boa pergunta, menino! A resposta a essa pergunta só Deus poderá te dar. Em minhas fracas divagações estamos dando uma volta nas regiões do Nada, porém perto do Tudo.

-Resposta complicada, em seu Elias? O que é o Nada?

-A meu ver é um espaço com ausência do próprio espaço vazio!

-E o Tudo?

-Ah! Eis uma questão englobativa. Mas em termos simplificados eu te diria que o Tudo é justamente um lugar chamado céu!

Meus assuntos com o senhor Elias eram tão bons que ficávamos horas e horas conversando. Dava-me conselhos sobre nosso corpo:

SE O LEITOR SE INTERESSAR POSSO PROSSEGUIR...