Recursos de coesão
 
Quando escrevemos um texto, uma das maiores preocupações é como amarrar a frase seguinte à anterior. Isso só é possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. A cada frase enunciada devemos ver se ela mantém um vínculo com a anterior ou anteriores para não perdermos o a sequência do pensamento. Caso contrário, teremos uma sequência de frases sem sentido, sucedendo-se umas às outras sem muita lógica, sem nenhuma coerência.

A coesão, no entanto, não é só esse processo de olhar constantemente para trás. É também o de olhar para adiante. Um termo pode esclarecer-se somente na frase seguinte. Se minha frase inicial for O diretor da empresa teve uma grande decepção, estou criando um movimento para adiante. Só vamos saber de que decepção se trata na próxima frase: As vendas caíram vertiginosamente. O importante é cada enunciado estabelecer relações estreitas com os outros a fim de tornar sólida a estrutura do texto.

Para escrever de forma coesa, há uma série de recursos, como:

1. Epítetos
Epíteto é a palavra ou frase que qualifica pessoa ou coisa.
Glauber Rocha fez filmes memoráveis. Pena que o cineasta mais famoso do cinema brasileiro tenha morrido tão cedo.
Glauber Rocha foi substituído pelo qualificativo o cineasta mais famoso do cinema brasileiro.

2. Nominalizações
Ocorre nominalização quando se emprega um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente.
Eles foram testemunhar sobre o caso. O juiz disse, porém, que tal testemunho não era válido por serem parentes do assassino.

Pode também ocorrer o contrário: um verbo retomar um substantivo já enunciado.
Ele não suportou o insulto diante de seu próprio filho. Insultar um homem de bem não era coisa para se deixar passar em branco.

3. Palavras ou expressões sinônimas ou quase-sinônimas
Os quadros de Van Gogh não tinham nenhum valor em sua época. Houve telas que serviram até de porta de galinheiro.

4. Repetição de uma palavra
Podemos repetir uma palavra (com ou sem determinante) quando não for possível substituí-la por outra, ou quando se quer dar um efeito estilístico ao texto.

A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos e interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra que quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes do sistema, mas, sim, o consumidor. Assim, a propaganda é mais um veículo da ideologia dominante. (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo, Moderna, 1993. p. 50.)

5. Um termo-síntese
O país é cheio de entraves burocráticos. É preciso preencher um sem-número de papéis. Depois, pagar uma infinidade de taxas. Todas essas limitações acabam prejudicando o importador.
A palavra limitações sintetiza o que foi dito antes.

6. Pronomes
• Vitaminas fazem bem à saúde. Mas não devemos tomá-las ao acaso.
• O colégio é um dos melhores da cidade. Seus dirigentes se preocupam muito com a educação integral.
• Aquele político deve ter um discurso muito convincente. Ele já foi eleito seis vezes.
• Há uma grande diferença entre Paulo e Maurício. Este guarda rancor de todos, enquanto aquele tende a perdoar.

7. Numerais
• Não se pode dizer que toda a turma esteja mal preparada. Um terço pelo menos parece estar dominando o assunto.
• Recebemos dois telegramas. O primeiro confirmava a sua chegada; o segundo dizia justamente o contrário.

8. Advérbios pronominais (aqui, ali, lá, aí)
Não podíamos deixar de ir ao Louvre. está a obra-prima de Leonardo da Vinci: a "Mona Lisa".

9. Elipse
O ministro foi o primeiro a chegar. (Ele) Abriu a sessão às oito em ponto e (ele) fez então seu discurso emocionado.

10. Repetição do nome próprio (ou parte dele)
• Manuel da Silva Peixoto foi um dos ganhadores do maior prêmio da loto. Peixoto disse que ia gastar todo o dinheiro na compra de uma fazenda e em viagens ao exterior.
• Lygia Fagundes Telles é uma das principais escritoras brasileiras da atualidade. Lygia é autora de "Antes do baile verde", um dos melhores livros de contos de nossa literatura.

Treinando

Para cada frase abaixo, redija uma segunda, utilizando o recurso de coesão sugerido entre parênteses.

A) Um dos graves problemas das metrópoles são os meios de locomoção. (palavra sinônima ou quase-sinônima)
 
B) Ayrton Senna foi um dos maiores esportistas brasileiros. (epíteto)
 
C) Não se pode comparar São Paulo com o Rio de Janeiro. (uso de pronomes)
 
D) Muitas pessoas estão preferindo ir morar em pequenas cidades do interior. (advérbio pronominal)

E) O crescimento desordenado degrada qualquer cidade. (nominalização)

Professor Guedelha
Enviado por Professor Guedelha em 06/09/2012
Reeditado em 06/09/2012
Código do texto: T3868104
Classificação de conteúdo: seguro