Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tema: O Poder de Transformação da Leitura

       
      Os Mesmos Homens Que Formam Os Livros São Formados Por Esses

Nós como humanos devemos nosso "status" de sapiens à leitura. Ela é o divisor de águas entre a história e a pré-história. Então desde cedo se pode atribuir à leitura o papel de mudar as pessoas e sucessivamente a sociedade.
A leitura tem o poder de nos transformar em seres pensantes e críticos. A partir dela, criamos o nosso próprio modo de ver o mundo e expandimos a única parte do nosso corpo que pode evoluir em qualquer fase da vida, o cérebro. E como dizia Oliver Holmes: “Quando o cérebro humano se distende para abrigar uma ideia nova, nunca mais volta à dimensão anterior”.
Infelizmente o hábito da leitura não é muito compartilhado em nosso país. Pesquisas do ano de 2010 apontam que mais da metade dos jovens brasileiros leram, no ano anterior à pesquisa, no máximo dois livros, por espontânea vontade. Esses números certamente justificam os dados de outra pesquisa, realizada em setembro deste ano, que indicam que quase 75% dos adultos brasileiros não são totalmente alfabetizados.
Analisando essa perspectiva, pode-se afirmar que aqueles que dominam o costume da leitura levam uma grande vantagem na hora de disputar um bom emprego e, não obstante, deve-se afirmar que são eles que na imensa maioria das vezes ocupam esse espaço. Desde o ato da análise e interpretação de uma questão ou texto, até à argumentação sobre fatos, tudo é treinado e aperfeiçoado através da leitura.
Portanto, estimular a leitura, é como nas palavras de Voltaire, engrandecer a alma do homem. Começar pelos livros – através da criação de novas bibliotecas e acima de tudo de programas governamentais de incentivo à leitura – é um ótimo passo para mudar a nossa sociedade, a qual muitas vezes se prende ao obsoleto e comum. Uma sociedade com preguiça de pensar, e que se acostumou a seguir um padrão regido pela mídia e pela própria ignorância.


Pedro Henrique Winter
Enviado por Pedro Henrique Winter em 20/09/2012
Reeditado em 20/11/2012
Código do texto: T3892169
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Pedro H. Winter). Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Pedro Henrique Winter
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, 19 anos
10 textos (12188 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/14 05:46)
Pedro Henrique Winter



Rádio Poética